Criciúma vence o Avaí, depois de 14 batidas de penaltis

0
865

No drama dos pênaltis, o Campeonato Catarinense conheceu seu primeiro semifinalista na noite desta terça-feira (21). Após um novo empate por 0 a 0 no tempo normal, o Criciúma derrotou o Avaí por 14 a 13 nas penalidades e vai à próxima fase.

Criciúma avança à semifinal do Campeonato Catarinense – Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C/NDCriciúma avança à semifinal do Campeonato Catarinense – Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C/ND

Agora, o Tigre aguarda o adversário do confronto entre Hercílio Luz x Figueirense nesta quarta-feira (22). No jogo de ida, o Leão do Sul bateu o rival por 1 a 0 e largou em vantagem.

O jogo

O Criciúma foi melhor no primeiro tempo e criou as principais chances de gols da partida. A equipe chegou com perigo duas vezes nos primeiros oito minutos.

Na primeira chance, Fabinho recebeu com muita liberdade dentro da área e finalizou para boa defesa de Alexander. No segundo lance, Rômulo subiu sozinho após cobrança de escanteio e cabeceou com perigo por cima da trave.

Criciúma foi melhor no primeiro tempo apesar do 0 a 0Criciúma foi melhor no primeiro tempo apesar do 0 a 0 – Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C/ND

Aos 12′ em novo cruzamento na área, Marcelo Hermes, sozinho na segunda trave, acabou acertando o travessão.

Pelo lado Azurra, apesar das mudanças promovidas por Alex com as entradas de Jean Cléber, Natanael, Waguininho e Modesto, a equipe tinha dificuldades na saída de bola e apostava muito nas bolas longas para a dupla de ataque.

A melhor chance da equipe de Florianópolis veio com Modesto. O jovem centroavante cabeceou para boa defesa de Gustavo após cruzamento de Natanael.

Segundo tempo

E se o Tigre já havia sido melhor na primeira etapa, a superioridade aumentou no início do segundo tempo. A equipe apertava a saída de bola do Avaí, que se via encurralado e, muitas vezes, perdia a bola em zonas perigosas próximas da grande área.

Eder teve ao menos duas boas chances para marcar. A segunda, o camisa 23 do Criciúma perdeu de forma inacreditável após Alexander dar rebote na pequena área.

Eder teve duas boas oportunidades no início do segundo tempoEder teve duas boas oportunidades no início do segundo tempo – Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C/ND

Ainda sem maiores chances, o jogo seguiu no mesmo ritmo até a reta final. Diante da superioridade rival, Alex respondeu com a entrada de Dentinho no lugar de Robinho.

Com a mudança, aliada ao cansaço natural do adversário, o Avaí conseguiu passar a ter mais a bola, fazendo a defesa respirar, ainda que sem criar chances de gol.

Na única e melhor chance azurra na partida, Andrey avançou pela direita, cruzou rasteiro, na medida para Waguininho, porém, o artilheiro do campeonato acabou isolando. Sem tempo para mais nada, a decisão foi para os pênaltis.

Pênaltis

As equipes tiveram 100% de aproveitamento nas primeiras cinco cobranças de cada. Com o empate no placar, a decisão foi para as alternadas.

Os jogadores seguiram sem errar nas alternadas, até as “intermináveis” batidas chegarem nos goleiros Alexander e Gustavo. O goleirão do Avaí isolou a bola, dando a chance de o Tigre fechar a série. No entanto, Gustavo também perdeu, “reiniciando” tudo.

Após a série ser reiniciada, Gustavo defendeu a cobrança de Natanael e Marcelo Hermes fechou a série.

  • Avaí: Waguininho (G), Dentinho (G), Andrey (G), Natanael (G), Ricardo Bueno (G), Giva (G), Raniele (G), Thales (G), Eduardo (G), Vitão (G), Alexander (x), Waguininho (G), Dentinho (G), Andrey (G), Natanael (x)
  • Criciúma: Fellipe Mateus (G), Marcinho (G), Lohan (G), Marcelo Hermes (G), Eder (G), Ítalo (G), Claudinho (G), Léo Costa (G), Rayan (G), Rodrigo (G), Gustavo (x), Fellipe Mateus (G), Marcinho (G), Lohan (G), Marcelo Hermes (G)

FICHA TÉCNICA:

Criciúma 0 (14) x (13) 0 Avaí – Quartas de final do Campeonato Catarinense (quartas de final)

CRICIÚMA: Gustavo; Cristovam (Claudinho), Rodrigo, Rayan e Helder (Ítalo); Rômulo (Léo Costa), Crystopher (Marcinho), Marcelo Hermes e Fellipe Mateus; Fabinho (Lohan) e Eder. Técnico: Claudio Tencati

AVAÍ: Alexander; Thales, Raniele, Wellington (Vitão) e Natanael; Jean Cléber (Giva), Fabrício Baiano (Andrey), Eduardo e Robinho (Dentinho); Waguininho e Modesto (Ricardo Bueno). Técnico: Alex de Souza

Cartões amarelos: Eder (CRI); Fabrício (AVA), Robinho (AVA), Andrey (AVA), Waguininhos (AVA) e Vitão (AVA)

Público e renda: 14.440 torcedores para uma renda de R$ 310.740

Local: estádio Heriberto Hülse, em Criciúma

Por :  IAN SELL, FLORIANÓPOLIS