Pai do ministro das Comunicações já foi condenado a 6 anos de prisão

0
166

A Justiça do Maranhão condenou, em junho de 2019, o pai do ministro das Comunicações do governo Lula a seis anos de prisão pelo desvio de mais de R$ 800.000 de recursos repassados pelo Fundo Nacional da Saúde (FNS). José Juscelino dos Santos Rezende é o padrinho político do filho, Juscelino Filho.

Segundo o Ministério Público, Rezende desviou R$ 840.980,50 entre janeiro de 2003 e junho de 2004, período em que ele era prefeito de Vitorino Freire. O dinheiro deveria ser aplicado no sistema de saúde da cidade, localizada no interior do Maranhão.

O MP alega que Rezende usou notas frias e empresas fantasmas para praticar os desvios. Outras irregularidades também foram registradas, como o uso dos recursos da Saúde para “para pagamentos de pedreiro, encanador, digitador, marceneiro e vigia, além de pagamentos ao secretário municipal de Saúde.”

Rezende recorreu da sentença. Em janeiro, o Ministério Público Federal (MPF) pediu para a Justiça manter a sentença aplicada na primeira instância. O caso aguarda decisão do desembargado federal Ney Bello.

A coluna procurou a defesa de Rezende para comentar a condenação, mas não houve resposta até a publicação desta nota. O espaço permanece aberto para manifestações.

Por Edoardo Ghirotto / Metrópoles