Pessoas acima de 60 anos começam a receber vacina Bivalente

0
145

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde liberou, na manhã desta quinta-feira (16), mais uma etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde. Nesta nova fase, idosos acima de 60 anos e pessoas a partir de 12 anos imunocomprometidas serão vacinadas com o reforço do imunizante Bivalente da Pfizer.

Esta vacina é uma atualização em relação aos primeiros imunizantes fabricados contra a Covid e protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes da ômicron. A meta é vacinar 90% do público-alvo. O Ministério da Saúde afirma que, a partir do mês de março, o calendário de vacinação deve ser aberto para outros grupos.

Desde a liberação da vacina, a estimativa seria imunizar em torno de 1.200 pessoas acima de 70 anos. Até o momento, 59 idosos de 70 a 74 anos foram vacinados. Outras 31 doses foram aplicadas em pessoas de 75 a 79 anos, e apenas 19 pessoas com 80 anos ou mais tomaram a vacina.

A aplicação da vacina Bivalente será realizada em todos os PSFs do município, de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários: 7h às 10h30 e 13h às 16h.

É preciso apresentar documento original com foto e carteira vacinal.

Definição de indivíduos imunocomprometidos ou em condição de imunossupressão: 

• Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea;

• Pessoas vivendo com HIV (PVHIV);

• Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses >2mg/dia de prednisona, ou equivalente, por >14 dias. Crianças: doses de prednisona, ou equivalente, >2mg/kg/dia por mais de 14 dias até 10 kg;

• Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão;

• Pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias);

• Pessoas com doenças renal crônica em hemodiálise;

• Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses;

• Pessoas com neoplasias hematológicas.

Esquema vacinal

A aplicação da Bivalente é para quem já tenha pelo menos duas doses, ou seja, quem só tomou uma dose até agora, vai ter que tomar ainda a segunda dose da primeira versão da vacina e esperar, no mínimo, quatro meses, para só então estar apto a tomar a Bivalente.