Botão do Pânico e atendimento psicológico são ampliados para unidades escolares

0
210

Com a proposta de levar mais segurança para as escolas de Lucas do Rio Verde, a Prefeitura anunciou, nesta segunda-feira (17), a implantação do Botão do Pânico em todas as unidades de ensino no município. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação apresentou a sala de atendimento psicológico para os alunos da Escola Olavo Bilac.

O aplicativo Botão do Pânico é um mecanismo desenvolvido e utilizado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde para as ocorrências de violência doméstica. A utilização pelas escolas será limitada apenas a três pessoas da unidade, da gestão escolar, com a finalidade de facilitar o acesso às forças de segurança, reduzindo o tempo de espera em eventual ocorrência de integridade física.

“Nesse momento, principalmente, em que as escolas vivem com supostas ameaças, nós estamos colocando a tecnologia a serviço das escolas. Isso é uma grande conquista para o nosso município e para a educação. É importante agradecer ao vereador Wlad pela indicação e a nossa equipe que trabalhou na adaptação desse sistema de maneira muito ágil”, declara o prefeito Miguel Vaz.

A primeira escola com o dispositivo instalado e apto para o uso é a Olavo Bilac. A expectativa é que todas as unidades da rede municipal e estadual de ensino tenham a funcionalidade disponível até esta terça-feira (18). As demais instituições de ensino (federal, particular e outros), 37 ao todo, também terão acesso ao aplicativo nos próximos dias.

Atendimento psicológico
Ainda na Escola Olavo Bilac, a Secretaria de Educação apresentou a sala de atendimento psicológico para os alunos. No local, uma profissional deve atender diariamente, com carga horária semanal de 40 horas, no acompanhamento e encaminhamento que cada criança precisa.

“Ter essa profissional na escola é importante porque entendemos que nós precisamos prevenir, olhar para a causa do mau comportamento e da agressividade. Começamos a princípio nessa escola, que é a maior da rede municipal que atende adolescentes e o nosso projeto é estender para as demais unidades”, explica a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

Para o gestor da unidade, Márcio Torres, o atendimento psicológico visa resgatar a segurança do aluno. “Nesse papel de escutar, de trocar informações daquilo que ele está sentindo ou passando, isso previne uma série de outras coisas mais graves que esses alunos possam estar passando”, declara o diretor.

Os dois projetos, de reforço na segurança e acolhimento dos alunos, foram apresentados aos professores da escola, durante visita do prefeito Miguel Vaz e comitiva à unidade.

Também participaram os secretários de Governo, Alan Togni, de Segurança Pública, Cel. Marcos Cunha, do comandante da Guarda Civil Municipal, Ten. Jota Lima, do vereador e autor da indicação de ampliação do Botão do Pânico, Wlademir Mesquita e, representando a Polícia Judiciária Civil, o delegado João Antônio Batista e a delegada Ana Terra.

EDUCAÇÃO SEGURANÇA PÚBLICA GABINETE