Fundação Rio Verde participa da organização do maior congresso de nematologia do Brasil

0
140
Foto: Assessoria

A Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento Rio Verde é uma das organizadoras do “38º Congresso Brasileiro de Nematologia 2023”, que será realizado entre os dias 21 e 24 de agosto, em Cuiabá-MT. Com o tema Nematologia para o futuro: sustentabilidade e tecnologia, o Congresso tem o objetivo de aproximar a academia dos produtores rurais.

Na oportunidade, haverá apresentação de trabalhos científicos na forma de pôsteres, com resultados de pesquisas. A Fundação Rio Verde faz parte da comissão técnico-científica que fará avaliação dos trabalhos apresentados.

Pesquisadora da Fundação Rio Verde, Maira Fontanela destaca que a participação no Congresso Brasileiro de Nematologia visa contribuir com a difusão de conhecimentos técnicos e práticos da região de Mato Grosso, indo de acordo com o propósito da instituição.

“A Fundação Rio Verde tem como objetivo dar todo o suporte necessário para os produtores da região, diagnosticando os problemas encontrados e pesquisando formas eficientes de controlá-los. No Estado, os problemas de nematoides atingem todas as culturas e a Fundação tem uma linha de pesquisa na área, com laboratórios equipados para fazer a identificação, o tema do Congresso tem muito a ver com nossas pesquisas internas”, destacou.

A pesquisadora ressalta ainda a importância do evento para o produtor rural, já que o evento terá um dia específico para tratar técnicas de manejo das culturas para minimizar o impacto do nematoide nas lavouras. “Assunto que entra diretamente ao que a Fundação trabalha, ou seja, ferramentas que o produtor pode adotar para controlar o problema”, pontuou.

Diretor executivo da Fundação Rio Verde, Rodrigo Pasqualli ressalta que a instituição se preocupa em ocupar cadeiras de destaque como a organização de eventos como esses, pois além de ser uma oportunidade de difundir a pesquisa científica, também possibilita aprendizado aos pesquisadores da Fundação, através da troca de experiências.

“A Fundação tem por essência a pesquisa científica em prol do setor produtivo. E nós precisamos ocupar todos os espaços, melhorar nossa qualificação sempre para atender a demanda do campo e oferecer cada vez mais serviços de qualidade e credibilidade a todos que nos procuram”, afirmou.

Simultaneamente ao Congresso será realizado o 3º Workshop de Manejo de Nematoides no Cerrado.  E terá como principal objetivo a discussão do controle químico, biológico e cultural, bem como os problemas emergentes relacionados aos nematoides na região.

CONGRESSO

Promovido pela Sociedade Brasileira de Nematologia e organizado pelo Grupo de Estudos em Nematologia de Mato Grosso (GREN-MT), o Congresso Brasileiro de Nematologia busca ampliar a discussão sobre o direcionamento da Nematologia no cenário nacional e internacional, sem perder o foco na preocupação com a saúde.

Podem participar membros da Sociedade Brasileira de Nematologia, estudantes, professores, pesquisadores, técnicos, produtores e demais profissionais ligados à produção agropecuária e que se interessem pela nematologia.

Estão previstas na programação técnico-científica palestras e mesas redondas abordando as temáticas: taxonomia de nematoides; sistemas de identificação de nematoides; manejo de solo no controle de nematoides; biologia molecular na nematologia; manejo de nematoides nas culturas de importância para o Centro-Oeste.

Fonte: Crop AgroComunicação | Assessoria Fundação Rio Verde