Prefeito Miguel Vaz assina nesta semana autorização para armamento da GCM

0
166
Foto: Ascom Prefeitura/Rubens Junior

O Prefeito Miguel Vaz deve assinar, ainda nesta semana, o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Polícia Federal para o armamento da Guarda Civil Municipal. A partir da autorização, a GCM de Lucas do Rio Verde deve se tornar primeira de Mato Grosso com permissão da PF de atuar com porte de arma.

“Nós estamos trabalhando há mais de dois anos no projeto de reestruturação da Guarda Civil Municipal. Nesta segunda-feira (10), recebemos a notícia de que foi aprovado e o ACT está pronto para assinatura. Essa autorização é um importante passo para a segurança no nosso municipio”, comenta o prefeito.

Como parte do processo de armamento, os agentes da GCM passaram por capacitação, ao longo de 2022, em de Cotia (SP). A estrutura da força municipal da cidade é referência para os demais municípios do Brasil.

Em 2021, a Gestão Municipal iniciou, por meio da Procuradoria e secretarias de Segurança Pública e de Governo e Administração, a reformulação do estatuto da guarda. Para isso, foram realizadas reuniões com os atuais agentes para ouvir as demandas da categoria e apresentar a proposta de melhoria.

Após esse processo, a Prefeitura elaborou um novo projeto de Lei Complementar estabelecendo a nova estrutura da instituição. Com isso, após a aprovação na Câmara de Vereadores, foi criada a Guarda Civil Municipal, regulamentada pela Lei n° 222/2022.

Concluídas estas etapas, da reformulação do estatuto e armamento, a próxima fase é o lançamento do Concurso Público para o setor, previsto já para os próximos meses.

Mais segurança

O prefeito Miguel Vaz esclarece que o armamento da GCM visa ampliar a segurança em Lucas do Rio Verde, considerando o déficit de efetivo das polícias Militar e Civil. Conforme o gestor, atualmente, o município possui menos policiais do que em 2015, o que representa uma redução de quase 30%. Nesse mesmo período, a cidade já cresceu cerca de 40%.

Ciente dessa deficiência, o prefeito entregou, em março deste ano, um ofício ao governador Mauro Mendes solicitando mais efetivo para o município luverdense.

Além dessa iniciativa, para melhorar a segurança pública municipal, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde segue com o processo de implantação do Cercamento Digital, com a instalação de aproximadamente 120 km de rede de fibra óptica. O objetivo é melhorar o sistema de inteligência e interligar as câmeras de videomonitoramento da cidade e interior.

“Melhorar a segurança pública é um grande projeto da gestão, com várias ações, e a cada semana nós estamos recebendo notícias positivas. Isso mostra que estamos avançando nessa área tão importante”, destaca o prefeito.