Chegou o frio – Chuva, geada, baixas temperaturas

0
251

Avanço de ar mais frio e seco afeta áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Na região Norte, volumes de chuva prejudicam escoamento de grãos

frio, geada, chuva

O outono começa a, de fato, marcar presença no país, prenunciando as baixas temperaturas do inverno. Para o campo, os fenômenos atrelados à queda dos termômetros podem trazer transtornos.

Acompanhe a previsão do tempo para sábado, domingo e segunda-feira nas cinco regiões do país:

Sul

Durante o final de semana, as temperaturas devem se manter frias por todas as regiões do Sul, com mínimas girando em torno de 4 ºC/ 6 ºC nas áreas de baixada. Nos pontos mais altos existe chance de formação de geada durante o final de semana.

A temperatura no começo da próxima semana deve aumentar e até segunda-feira (15) não estão previstos acumulados de chuva. O tempo firme contribui para o avanço na colheita da soja tanto no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, visto que no Paraná os trabalhos já foram concluídos.

Cascavel (PR)

Sábado: temperatura máxima: 20 ºC / mínima: 8 ºC / ensolarado
Domingo: 23 ºC / 9 ºC / ensolarado
Segunda: 23 ºC / 11 ºC / ensolarado

 

Sudeste

Deste sábado (13) até segunda-feira (15), chuvas acumuladas de até 25 mm na porção nordeste de Minas Gerais e Espírito Santo. Nas demais regiões, o tempo segue ensolarado, contribuindo para o escoamento da produção e qualidade da soja.

Devido ao avanço do ar mais frio e seco, as temperaturas mínimas ficam em torno de 10ºC em São Paulo e no sul de Minas Gerais nos próximos dias.

Unaí (MG)

Sábado: temperatura máxima: 32 ºC / mínima: 17 ºC / sol entre nuvens
Domingo: 32 ºC / 16 ºC / sol entre nuvens
Segunda: 32 ºC / 16 ºC / sol entre nuvens

 

Centro-Oeste

Tempo ensolarado nos próximos dias em todas as áreas da região, favorecendo principalmente o escoamento da safra, já que a colheita da soja foi finalizada nos três estados.

Devido ao avanço de um ar mais frio e seco, em Mato Grosso do Sul e sul de Goiás a temperatura mínima fica entre 10 ºC e 13 ºC nessas áreas.

Ponta Porã (MS)

Sábado: temperatura máxima: 21 ºC / mínima: 10 ºC / sol entre nuvens
Domingo: 23 ºC / 11 ºC / sol entre nuvens
Segundo: 23 ºC / 11 ºC / sol entre nuvens

 

Nordeste

Chuvas de até 25 mm durante os próximos três dias na faixa centro-norte do Maranhão, o que pode acabar gerando transtornos nas operações em campo, visto que o solo ainda se encontra bastante úmido.

No Piauí, a colheita da soja já foi finalizada e a produtividade foi superior às estimativas iniciais. Por lá, chove cerca de 20 mm. No entanto, esse volume não deve causar problemas para o escoamento do grão.

Na Bahia, por sua vez, a colheita já está praticamente finalizada. Chuvas de até 15 mm são esperadas para a região.

Barreiras (BA)

Sábado: temperatura máxima: 31 ºC / mínima: 21 ºC / sol entre nuvens
Domingo: 29 ºC / 20 ºC / chuva (10 mm)
Segunda: 29 ºC / 22 ºC / chuva (3 mm)

 

Norte

Chuvas nos próximos dias continuam na região Norte, principalmente em Paragominas (PA). No período entre sábado (13) e segunda-feira (15) ainda estão previstas chuvas de até 30 mm que vão continuar gerando transtornos e atrasando a colheita da soja nessa região.

O solo também se encontra bastante úmido, dificultando o escoamento e trabalhos em campo. A alta umidade pode gerar impactos na qualidade do grão.

Paragominas (PA)

Sábado: temperatura máxima: 28 ºC / mínima: 23 ºC / chuva (7 mm)
Domingo: 30 ºC / 23 ºC / chuva (10 mm)
Segunda: 30 ºC / 23 ºC / chuva (8 mm)

 

POR ARTHUR MÜLLER, METEOROLOGISTA DO CANAL RURAL