Mãe de crianças que sobreviveram na selva pediu que procurassem ajuda

0
257
© Forças Militares da Colômbia

A mãe das crianças sobreviventes da queda do Cessna 206 sobre a floresta amazônica, na Colômbia, Magdalena Mucutuy, teria mandado os filhos irem embora para procurar ajuda. Ela sobreviveu por quatro dias.

Todos os quatro jovens sobreviveram, mas os três adultos a bordo do avião, incluindo a mãe Magdalena Mucutuy e um piloto, morreram. O acidente ocorreu há 40 dias.

As três meninas, de 13, nove e um ano – e um menino de cinco foram encontrados na sexta-feira (9) caminhando sozinhos na floresta amazônica.

Manuel Ranoque, pai dos dois filhos mais novos,  disse que a mais velha lhe contou que a mãe permaneceu viva durante quatro dias depois de o avião cair, enquanto voava entre o aeroporto de Araracuara, em Caquetá, e San Jose del Guaviare. Ela acabou não resistindo aos ferimentos.

O viúvo detalhou que antes de a mulher morrer teria dito aos filhos para “irem embora”, que deixassem o local dos destroços para sobreviver.

“Antes de morrer, a mãe disse-lhes algo como: ‘Saiam daqui. Vocês vão ver o tipo de homem que o vosso pai é, e ele vai mostrar-vos o mesmo grande amor que vos tenho”, relatou.

Sobrevivência das crianças

As equipes de resgate localizaram as crianças depois de avistar sinais na selva, incluindo pegadas e frutas mordidas. Durante o caminho, as crianças, que pertencem ao grupo indígena Huitoto, comeram farinha e mandioca.

Os familiares e autoridades afirmaram que o conhecimento sobre os frutos da floresta foi fundamental para a sobrevivência dos meninos.

O socorrista Nicolas Ordonez Gomes lembrou o momento em que encontraram as crianças.

“A filha mais velha, Lesly, com o pequeno nos braços, correu na minha direção e disse: ‘Estou com fome'”, disse Nicolas ao canal público RTVC.

“Um dos dois meninos estava deitado. Levantou-se e disse: ‘A minha mãe está morta`”.

Gomes alegou que os socorristas responderam com “palavras positivas, dizendo que eram amigos, que tinham “sido enviados pela família”. O menino respondeu: “Quero um pouco de pão e salsicha”.

Após serem resgatadas na província de Caquetá, as crianças devem ficar internadas, pelo menos, por duas semanas.

Uma das crianças revelou que se escondeu em troncos de árvores para se proteger em área da selva cheia de cobras, animais e mosquitos, segundo o tio Fidencio Valencia.

 

Fonte: RTP* – Bogotá
Crédito de imagem: © Forças Militares da Colômbia