Mutirão Ambiental do Vale do Araguaia começa nesta quarta-feira (14)

0
158

Barra do Garças receberá entre os dias 14 e 16 de junho o 1º Mutirão Ambiental do Vale do Araguaia. A ação visa auxiliar os produtores rurais mato-grossenses a sanarem dúvidas quanto aos registros de suas propriedades. O serviço será feito no pelo Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar).

O gabinete itinerante é promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e as atividades serão realizadas no Parque de Exposições Agropecuárias Eliziário José de Farias, do Sindicato Rural de Barra do Garças.

“Daremos ao produtor rural a oportunidade de entender melhor suas pendências junto ao Simcar e quais os caminhos para solucioná-las.Durante o evento também estarão presentes parceiros propondo soluções para que o produtor consiga concluir e validar o Cadastro Ambiental Rural e aderir ao Programa de Regularização Ambiental”, explica a secretária adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto.

Ação conta com parceria de entidades do setor produtivo

Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) é um dos parceiros do mutirão. E de acordo com a diretora da entidade, Téia Fava, a ideia da ação surgiu durante a possa da atual diretoria da Acrimat. Nesse momento surgiu o desafio trazer a Sema para mais perto do produtor.

“Esse é um projeto piloto que a Sema juntamente com outras instituições, estão trazendo para o Vale do Araguaia, a facilidade em realizar atendimentos com a secretaria. Além disso, teremos equipes técnicas da Acrimat, para instruir e esclarecer dúvidas dos pecuaristas da região do Vale do Araguaia”, destaca a diretora da entidade, Téia Fava.

O Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) é um dos parceiros presentes no mutirão e apresentará aos produtores rurais da região o Programa de Reinserção e Monitoramento (Prem) que viabiliza a reintegração de pecuaristas ao mercado formal pecuário.

Foto: Reprodução

O projeto do instituto conta com a parceria do Ministério Público FederalAcrimat e Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso (Sindifrigo). O Prem é considerado um requisito de desbloqueio para as propriedades rurais que apresentem irregularidade sobre o critérios de “Desmatamento ilegal” do Protocolo de Monitoramento de Fornecedores de Gado da Amazônia.

As vagas de atendimento durante o 1º Mutirão Ambiental do Vale do Araguaia são limitadas e os produtores devem se inscrever pelo formulário https://bit.ly/43DKGgO. Caso o interessado queira consultar mais de uma propriedade, deve preencher o formulário para cada uma delas, indicando o número de inscrição no Simcar.

 

Editado por: Ana Moura, de Cuiabá (MT)