Palmeiras ganha clássico, mas Botafogo sustenta ponta do Brasileiro

0
203
© Vitor Silva/Botafogo/Direitos Reservados

A disputa pela ponta do Campeonato Brasileiro permanece acirrada. No último domingo (11), o Palmeiras levou a melhor sobre o São Paulo, no clássico da décima rodada, mas permaneceu na segunda posição, já que o líder Botafogo deu sequência à boa fase e derrotou o Fortaleza no sábado (10). Apenas dois pontos separam cariocas e paulistas.

O atacante Tiquinho Soares foi o protagonista da vitória por 2 a 0 sobre o Leão do Pici, balançando duas vezes as redes do Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O camisa 9 disparou na artilharia do Brasileirão, com oito gols. Os alvinegros somam 24 pontos, enquanto o Tricolor cearense está em 11º lugar, com 14 pontos.

O Palmeiras também venceu por 2 a 0, no Morumbi. O volante Gabriel Menino e o atacante Endrick marcaram para o Verdão. O triunfo no Choque-Rei – como é conhecido o clássico da capital paulista – levou a equipe de Abel Ferreira a 22 pontos, dois a menos que o Botafogo. O São Paulo, com 15 pontos, aparece na oitava posição.

Fla sobe na tabela

Na sequência de Botafogo e Palmeiras, aparece o Flamengo, que bateu o Grêmio por 3 a 0, domingo, no Maracanã. Os atacantes Éverton Cebolinha (fazendo valer a “lei do ex” no Rio de Janeiro), Pedro e Bruno Henrique (que passou por uma longa recuperação de uma lesão no joelho e não fazia gol há mais de um ano) conduziram o Rubro-Negro aos 19 pontos, na terceira posição. O Tricolor gaúcho, com 17 pontos, caiu para sexto lugar.

ATLÉTICO X REDBULL BRAGANTINO 10.06.2023 CAMPEONATO BRASILEIRO
ATLÉTICO X REDBULL BRAGANTINO 10.06.2023 CAMPEONATO BRASILEIRO

O argentino Eduardo Coudet deixou o comando técnico do Galo após empate em casa,  em 1 a 1, com o Red Bull Bragantino – Pedro Souza/Atlético-MG/Direitos Reservados

Coudet deixa o Galo

O Atlético-MG aparece em quarto, com 18 pontos. O Galo teve chance de se manter na cola dos líderes, mas empatou por 1 a 1 com o Red Bull Bragantino, sábado (10), no Mineirão. Os alvinegros saíram na frente com Paulinho, mas o também atacante Eduardo Sasha igualou, em outro caso de “lei do ex” na rodada. Os paulistas, com 14 pontos, estão em 12º. No domingo, os mineiros anunciaram que Eduardo Coudet não era mais técnico do clube.

Goiás segura o Flu

Em quinto lugar, com 17 pontos, o Fluminense desperdiçou a chance de se aproximar dos líderes ao ficar no 2 a 2 com o Goiás, domingo, na Serrinha, em Goiânia. O Tricolor abriu o placar com Germán Cano (que não marcava havia sete jogos) e o Esmeraldino empatou com o também atacante Matheus Peixoto. Lima recolocou os cariocas na dianteira, mas outro meia, Alesson, evitou a derrota dos goianos, que estão na 17º posição, com oito pontos, abrindo a zona de rebaixamento.

Vasco sob risco

Quem também permanece entre os quatro últimos colocados é o Vasco, que, no domingo, perdeu por 2 a 1 para o Internacional, no Beira-Rio, em Porto Alegre. O volante Rômulo e o atacante Wanderson fizeram os gols do Colorado, que está em décimo, com 14 pontos. O Cruzmaltino, que diminuiu com o atacante Rayan, é penúltimo, com seis pontos.

Reação americana

Entre Goiás e Vasco na tabela, aparece o América-MG, em 18º lugar, com oito pontos. Também no domingo (11), o Coelho empatou por 2 a 2 com o Athletico-PR, no Mineirão, após sair perdendo por 2 a 0. O atacante Vitor Roque e o meia Christian deixaram o Furacão em vantagem. O centroavante Wellington Paulista e o zagueiro Danilo Avelar igualaram para o time anfitrião. A equipe paranaense está em sétimo, com 16 pontos.

Timão não engrena

O Corinthians está fora da zona de rebaixamento, mas sob risco. No sábado, o Timão empatou por 1 a 1 com o Cuiabá, na Neo Química Arena, em São Paulo. O Dourado abriu o marcador com o atacante Deyverson, mas o meia Ruan (recuperado de três cirurgias no joelho e que não atuava há mais de mil dias), salvou os paulistas da derrota em casa. Os alvinegros têm nove pontos, na 16ª posição. Os mato-grossenses somam 12 pontos, em 14º lugar.

Ruim para todos

Ainda no sábado, o Bahia recebeu o Cruzeiro na Arena Fonte Nova, em Salvador. O meia Kayky colocou os anfitriões à frente, mas Wesley e Bruno Rodrigues viraram o placar. Na etapa final, o também atacante Arthur Sales igualou e decretou o 2 a 2. O Esquadrão de Aço está em 15º lugar, com nove pontos. A Raposa tem 14 pontos, em nono.

No único duelo sem gols da rodada, Coritiba e Santos ficaram no zero no Estádio Couto Pereira, sábado, na capital paranaense. O Coxa é o lanterna do Brasileiro, com quatro pontos. O Peixe, com 13 pontos, está na 13ª posição.

Data Fifa

A competição pausa por dez dias e será retomada a partir do próximo dia 21, devido à Data Fifa, período destinado às partidas entre países. A seleção brasileira encara Guiné no próximo sábado (17), às 16h30 (horário de Brasília), no Estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona (Espanha). Três dias depois, o adversário será Senegal, no Estádio José Alvalade, em Lisboa (Portugal), às 20h.

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Fonte: Lincoln Chaves – Repórter da EBC – São Paulo
Crédito de imagem: © Vitor Silva/Botafogo/Direitos Reservados