Papa vai se reunir com vítimas de abusos sexuais em Portugal

0
169

O papa Francisco terá encontro com vítimas de abusos sexuais por parte de integrantes da Igreja Católica durante sua visita a Portugal em agosto, anunciou nesta terça-feira o presidente da Fundação Jornada Mundial de Juventude (JMJ),  Américo Aguiar.

O programa oficial da visita do papa a Portugal para a JMJ, de 2 a 6 de agosto, inclui uma visita de duas horas a Fátima, encontros com estudantes refugiados e crianças desfavorecidas, mas há também um programa que “não está no papel”, disse o bispo, durante a apresentação pública do programa, na Estufa Fria, em Lisboa.

“Além do programa oficial, o encontro com vítimas de abusos vai ocorrer, mas não é dito”, afirmou o responsável pela organização da jornada, que começa dentro de dois meses.

A organização explicou que optou por não divulgar a iniciativa no documento escrito para garantir a privacidade das vítimas: “Se disséssemos que o papa vai se encontrar às x horas em x lugar, algum veículo de comunicação não iria resistir à tentação de estar lá para fotografar e filmar e temos de salvaguardar sua imagem. O encontro vai acontecer”.

Segundo o bispo, deverão participar do encontro cerca de três dezenas de vítimas, considerando as pessoas que têm estado presentes nas reuniões preparativas.

Questionado sobre quem tomou a iniciativa de organizar o encontro, se as vitimas ou a Igreja, Américo Aguiar explicou que foi uma união de vontades: “É um casamento com comunhão de adquiridos. O Santo Padre sempre manifestou esse desejo, assim como nós, em todos os encontros preparativos, sempre manifestamos esse desejo”.

Fonte: RTP* – Lisboa