“Penalidade será pedagógica, nada branda”, diz Janaina para Cattani

0
178

Deputada deve participar de grupo que analisa quebra de decoro de Cattani, que comparou mulheres à vacas.

A presidente interina da Assembleia legislativa, Janaina Riva (MDB), afirmou que a Comissão de Ética deve punir, de forma pedagógica, o deputado estadual Gilberto Cattani (PL).

O parlamentar comparou mulheres grávidas a vacas em declarações e vídeos. Por conta dos episódios, ele é alvo da Comissão de Ética da Casa de Leis por quebra de decoro parlamentar. O caso também é investigado pelo Ministério Público do Estado (MPE).

Janaina deve integrar o grupo de cinco parlamentar que irão compor a comissão. Segundo ela, Cattani deve ser punido pois a sociedade não aceita mais discursos misóginos.

“Eu acredito que precise ter alguma punição, sim. Isso não vai passar em branco. Até porque nós teremos que demonstrar que a Assembleia Legislativa já virou essa página aqui. Não cabe mais preconceito com relação a mulher, discriminação, misoginia”, disse.

“Não dá para ser, nesses casos, muito brando e dizer: ‘só faz um pedido de desculpas e acabou o problema’. Não dá. Senão, acontece de novo”, completou.

A parlamentar, no entanto, não detalhou sobre quais sanções Cattani pode ser submetido.

Ela garantiu que atuará na comissão com “imparcialidade”. “Nosso trabalho vai ser um trabalho tranquilo. Não queremos crucificar ninguém, mas nós queremos que ele reconheça o erro de falar e comparar mulheres com a vaca”, disse.

“Pra gente não tem distinção de mulheres, se ela é de esquerda, se ela é direita, pra gente pouca coisa importa. Pra Assembleia representatividade é de todos os cidadãos do estado”, completou.

A comissão será instaurada assim que o deputado Eduardo Botelho (União) voltar a presidência da Assembleia Legislativa. Ele retorna da licença na próxima segunda-feira (12), após ficar longe das funções por aproximadamente dois meses.

 

Por Mídia News