Prefeito assina termos de cessão de uso do novo Mercado do Produtor e caminhão-baú refrigerado da Agricultura Familiar

0
268
Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

O Prefeito Miguel Vaz, assinou na manhã desta terça-feira (06), dois Termos de Cessão de Uso entre a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e a Associação Luverdense de Agriculturores Familiares (Aslaf). Uma das assinaturas foi do Mercado do Produtor, localizado no Parque das Emas, e o outro, do caminhão-baú refrigerado da Agricultura Familiar, que já é destinado para Aslaf.

Agora, após os termos assinados, os interessados em ocupar um dos boxes destinados a praça de alimentação e agricultores do novo Mercado do Produtor, devem realizar a inscrição até o dia 30 de junho, na sala da Cooperlaf, que fica anexa ao Mercado do Produtor do bairro Jardim das Palmeiras (Avenida Goiás com a Espírito Santo, Sala 02). O horário de funcionamento da feira é de quinta-feira a sábado, das 15h às 20h, e aos domingos, das 7h às 12h.

O caminhão-baú refrigerado passa a ser utilizado para transportar os produtos que são vendidos para as fazendas, mercados, além da destinação para a merenda escolar e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) municipal e federal.

“Estamos avançando, ouvindo sempre as necessidades desse setor. Essa é uma categoria que demanda muito do nosso suporte, tanto na assistência técnica quanto na criação de espaços como esse. Então, temos que oferecer esse suporte para que eles permaneçam na atividade, que possam crescer e expandir. Esse é o objetivo, uma grande oferta de hortifrutigranjeiros em todos os supermercados, feiras, escolas, enfim, estimular a agricultura familiar”, pontua o prefeito Miguel Vaz.

“Esse é um compromisso que temos, através da Gestão Miguel Vaz, de dotar as cooperativas e associações com infraestrutura. Aqui, estamos colocando à disposição os equipamentos, a câmara fria e o caminhão para transportar os produtos que são vendidos para as fazendas, mercados e a merenda escolar. É um esforço conjunto, dos produtores rurais de pequeno porte que trabalha na agricultura familiar e nós do poder público, que trabalhamos na administração e empenho para resolver as situações. Esse caminhão vem realmente atender as necessidades deles e também outros do Mercado do Produtor novo”, destaca o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes.

Conforme o presidente da Cooperlaf, Altamir Ziliotto, parte da produção desses pequenos produtores é destinada à merenda escolar. “Com esses investimentos o nosso processo produtivo estará estruturado. A gente vai poder atender mais produtores, tanto na comercialização quanto na distribuição. A expectativa é que as vendas aumentem, assim como o faturamento, e mais pessoas sejam beneficiadas pelas ações da cooperativa”, afirma.

Para a presidente da Associação Luverdense da Agricultores Familiares, Vera Quichiller a assinatura marcou um momento histórico. “Olha, para nós vai ser maravilhoso, no nosso ponto de vista, nós moramos meio longe, isso ajudará bastante porque o caminhão vai trazer a nossa mercadoria e a gente vai ficar trabalhando lá, tudo será mais fácil e prático e entregaremos o produto com qualidade, ainda mais limpo e geladinho para entregar no comércio e nas escolas, eu estou grata”, pontua.

A assinatura dos termos e a entrega do caminhão contou com a participação de agricultores, vereadores, representantes da Aslaf e membros da cooperativa.