Presidente Lula acertou nomeação do deputado Celso Sabino para o Ministério do Turismo

0
163

Presidente Lula acertou nomeação do deputado Celso Sabino para o Ministério do Turismo, mas troca pode ser efetivada apenas em julho

A troca no comando do Ministério do Turismo ficará para depois da viagem que o presidente Lula fará à Europa na próxima semana.

A indicação foi dada pelo petista em conversa no sábado (17/6) com o deputado federal Celso Sabino (União-PA), que deve assumir a pasta.

Lula desiste de nomear Celso Sabino, após encontro com Daniela do Waguinho,  ministra do Turismo - ZÉ DUDU

Como noticiou a coluna, Lula e Sabino tiveram uma conversa reservada em Belém (PA), onde o presidente da República cumpriu agenda.

O petista deve embarcar na terça-feira (20/6) para agendas no Vaticano e em Paris e só retornará ao Brasil no próximo fim de semana.

Troca só em julho?

No Palácio do Planalto, ministros e auxiliares presidenciais apostam que a nomeação de Sabino acabará ficando para o início de julho.

Isso porque, na última semana de junho, embora Lula vá estar no Brasil, várias lideranças do Congresso estarão em Lisboa para um fórum jurídico.

Um dos que estará em Portugal será o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), um dos avalistas da nomeação de Sabino para o ministério.

Demissão

Planalto tenta convencer Daniela Carneiro a pedir demissão do Ministério do  Turismo

Como vem noticiando a coluna, o Planalto pressiona a atual ministra do Turismo, Daniela Carneiro, a pedir demissão. A ministra, entretanto, resiste.

A vaga de Daniela foi reivindicada pela bancada do União Brasil na Câmara após Daniela e seu grupo político romperem com a cúpula do partido.

O indicado da bancada para o lugar da ministra foi o deputado federal Celso Sabino, que também é próximo de Arthur Lira.

Compensação

Nos últimos dias, o marido da ministra e prefeito de Belford Roxo (RJ), o Waguinho, vem negociando cargos no segundo escalão do governo, para compensar a demissão da esposa.

O foco do prefeito são cargos em órgãos federais no Rio de Janeiro, reduto político o casal. Ele também reivindica liberação de recursos para Belford Roxo.

 

Igor Gadelha / Metrópoles