Trump chega a tribunal de Miami

0
437

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou, na tarde desta terça-feira (13), ao tribunal federal de Miami onde enfrentará 37 acusações envolvendo documentos secretos do governo dos EUA encontrados em sua propriedade.

300+ Free Trump & Donald Trump Images - Pixabay

A expectativa é de que Trump seja levado em custódia pelos U.S. Marshals – órgão da polícia federal americana – e, às 16h (horário de Brasília), responda diante de um juiz magistrado às acusações deste caso. A expectativa é de que ele irá se declarar inocente.

Uma vez dentro do prédio, Trump será fichado e terá as impressões digitais coletadas eletronicamente, mas não deve tirar uma foto – a famosa “mugshot”.

O ex-presidente deixou seu próprio resort, o Trump National Doral, na cidade de Doral, na Flórida, por volta das 14h30, e seguiu em comboio de carros rumo a Miami.

Em suas redes sociais, Trump postou antes de ir ao tribunal que foi “UM DOS DIAS MAIS TRISTE DA HISTÓRIA DO NOSSO PAÍS. SOMOS UMA NAÇÃO EM DECLÍNIO!!!”

O procurador especial Jack Smith acusou Trump em um indiciamento de 37 acusações, na semana passada, alegando que o ex-presidente manipulou mal documentos confidenciais trazidos para seu resort em Mar-a-Lago, na Flórida, e se envolveu em uma conspiração para obstruir a Justiça.

O assessor de Trump, Walt Nauta, também foi acusado formalmente e deve comparecer ao tribunal ao lado do ex-presidente.

A audiência histórica marca a primeira vez na história dos EUA em que um ex-presidente responde a acusações criminais na Justiça federal.

Do lado de fora do tribunal, apoiadores de Trump organizaram manifestação para declarar apoio ao ex-presidente.

Em março deste ano, Trump se tornou o primeiro ex-presidente americano a responder acusações criminais formais, na Justiça estadual de Nova York, em um caso envolvendo a estrela de cinema adulto Stormy Daniels.

O que acontecerá no tribunal?

Trump e seus advogados comparecerão perante o juiz Jonathan Goodman para sua acusação. A audiência desta terça-feira dará início ao que provavelmente será um processo judicial dramático e sinuoso, com processos criminais e de apelação que podem durar anos.

O juiz magistrado confirmará com Trump que ele entende seus direitos sob a Sexta Emenda, incluindo seu direito a um julgamento rápido.

Os advogados de Trump provavelmente renunciarão a uma leitura formal da acusação, e espera-se que o ex-presidente se declare inocente de todas as 37 acusações.

Trump será provavelmente liberado da custódia após a audiência enquanto aguarda julgamento, com a condição de retornar ao tribunal quando requisitado. Pode haver requisitos para que ele notifique o escritório do tribunal antes de viajar para determinado local.

Os promotores também podem pedir que sejam impostas restrições a Trump e Nauta, impedindo suas comunicações com testemunhas em potencial.

 

O que Trump fará em seguida?

O ex-presidente deve retornar ao seu resort em Bedminster, Nova Jersey, perto da cidade de Nova York, após sua audiência no tribunal nesta terça-feira.

Embora não se espere que Trump fale publicamente enquanto estiver em Miami, sua campanha anunciou que ele fará uma declaração às 21h15, horário de Brasília, em seu clube de golfe em Bedminster.

Trump adotou a mesma abordagem após sua acusação em Nova York em abril. Após a audiência no tribunal, ele voou de volta para Mar-a-Lago e fez um discurso para apoiadores naquela noite.

Assim que a audiência desta terça-feira estiver no espelho retrovisor, o caso entrará em uma rotina legal de procedimentos pré-julgamento, incluindo prováveis ​​disputas sobre quais evidências serão apresentadas a um júri e se o caso deve ser arquivado antes de ir a julgamento.

A equipe de Trump terá muitas oportunidades de prolongar as coisas – potencialmente até depois da eleição de 2024.

Entenda as acusações

O ex-presidente Donald Trump supostamente manteve documentos confidenciais em vários lugares em seu resort Mar-a-Lago, incluindo um salão de baile público, um quarto e até mesmo em um banheiro.

De acordo com a acusação contra Trump divulgada na sexta-feira (9), o resort da Flórida sediou mais de 150 eventos sociais, incluindo casamentos, estreias de filmes e arrecadação de fundos entre janeiro de 2021 e agosto de 2022, quando o FBI executou uma busca aprovada pelo tribunal nas instalações para os documentos.

Várias caixas com documentos secretos foram escondidos no banheiro do resort / US District Court/Southern District of Florida

Embora o Serviço Secreto tenha protegido Trump e seus familiares depois que ele deixou o cargo, a agência não foi responsável pelas caixas ou conteúdo, nem Trump disse que os documentos classificados estavam em Mar-a-Lago, afirma a acusação.

Alguns documentos classificados continham informações sobre a defesa dos EUA e capacidades nucleares que exigiam tratamento especial, de acordo com a acusação.

Inicialmente, alguns dos camarotes foram empilhados no palco do Salão Branco e Dourado de Mar-a-Lago, segundo a acusação. Os promotores descrevem o salão de baile como um espaço onde “ocorriam eventos e reuniões”.

Os promotores alegam que Trump tomou várias medidas para obstruir a investigação sobre o manuseio de documentos confidenciais, de acordo com a acusação federal. O ex-presidente recomendou a seu advogado para dizer ao Departamento de Justiça que não tinha os documentos solicitados pela intimação, dizem os promotores na acusação.

Além disso, alega, Trump instruiu seu assessor Walt Nauta a mover documentos para ocultá-los dos próprios advogados de Trump e agentes do FBI, e até sugeriu a seu advogado que “ocultasse ou destruísse os documentos” solicitados pela intimação.

“O objetivo da conspiração era que Trump guardasse documentos confidenciais que ele havia levado da Casa Branca e os escondesse e ocultá-los de um grande júri federal”, diz a acusação.

Com informações da CNN Internacional