VLT sonho acabou e BRT virando realidade na grande Cuiába

0
279

A Avenida da FEB, em Várzea Grande – região metropolitana de Cuiabá, terá uma faixa interditada nos dois sentidos, a partir desta sexta-feira (30). O impedimento da via será para obras de implantação do BRT (Bus Rapid Transit). O avanço será até a trincheira do Zero KM, próximo ao Aeroporto Marechal Rondon.

A decisão foi tomada em uma reunião com representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Várzea Grande.

A 4ª fase das obras compreende o trecho do Viaduto Isabel Campos que dá acesso a Ponte Nova, na Avenida Miguel Sutil em Cuiabá até a trincheira do Zero KM.

Nos horários de pico, a Avenida da FEB, tanto no sentido Centro de Várzea Grande ou Cuiabá, chega a comportar 5 mil veículos. Por isso, as interdições exige maior atenção de pedestres e motoristas.

Além disso, serão implantadas rotas alternativas, adequações no pavimento asfáltico já existente, sinalização de trânsito e apoio da Guarda Municipal para melhor orientar os condutores e pedestres que transitam pela região.

Rotas alternativas

No sentido de Várzea Grande para Cuiabá, as rotas alternativas indicadas são a Avenida 31 de Março e a Rua Irmã Elvira, localizada ao lado da concessionária Domani.

Já para quem se desloca de Cuiabá para Várzea Grande, é possível desviar pela Rua Benedita Bernardino Curvo, ao lado do Shopping Fórmula, ou pela Avenida Dom Orlando Chaves.

Como parte das obras, estão sendo construídas baias para parada de ônibus abaixo do viaduto Isabel Campos, o que contribui para garantir a faixa exclusiva à direita (Direita Livre) nos dois sentidos da pista e proporcionar maior fluidez no trânsito.

Para a próxima fase da obra, que compreenderá o trecho do Zero KM até o aeroporto, está prevista a ampliação das baias de ônibus e melhorias pontuais na pista da Avenida da FEB.

Por Primeira Página