Festival de Robótica Educacional vai movimentar estudantes da Rede Estadual – SEDUC

0
102

Nesta terça-feira (18.07), estudantes das escolas públicas estaduais de Mato Grosso retornam das férias escolares com o anúncio da realização do 1º Festival de Robótica, maior competição do gênero no Estado.  A disputa acontecerá no decorrer do semestre, com etapas classificatórias nas escolas e, posteriormente, nas DREs. A etapa final acontecerá nos dias 05 e 06 de dezembro, no Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins, em Cuiabá, com evento gratuito e aberto ao público.

As inscrições serão abertas nos próximos dias em formato online. Os desafios e atividades serão divididas entre equipes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio que participam das aulas do programa SIMROBÓTICA®, tendo como temática central a “Missão Intergaláctica” com o Desafio de Robôs.  As atividades serão alinhadas entre as 14 Diretorias Regionais de Educação (DREs) e as unidades de ensino.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o festival será o primeiro de uma série, já que a implantação da robótica como ferramenta pedagógica só vai aumentar nos próximos anos. “O programa já está inserido em 102 escolas, impactando mais de 30 mil estudantes com o conhecimento de tecnologias educacionais”.

“Aproximar estudantes da tecnologia não desperta apenas maior interesse por disciplinas como Matemática e Ciências, mas, também cria mentes inovadoras. No mais, o uso da robótica educacional em nossas escolas já mostrou que os estudantes apresentam ganhos de desempenho em todas as disciplinas. Vai além de montar um kit, pois estimula o desenvolvimento da autonomia e do socioemocional”, completa Alan.

Competição saudável

Na avaliação de Ivan Ipólyto, CEO da SIM Inova®, empresa desenvolvedora do programa SIMROBÓTICA®, a participação de escolas que adotam o programa garante a equidade do Festival de Robótica, uma vez que os estudantes já dominam o programa de educação tecnológica em sala de aula. “Eles têm, desde o ano passado, aulas de robótica na grade curricular, que desenvolve o pensamento computacional e inúmeras competências e habilidades socioemocionais, cognitivas, organizacionais, comunicativas e comportamentais, atributos fundamentais para os desafios deste século”.

Ele destaca que as aulas do SIMROBÓTICA® são alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estimulam o pensamento computacional e o aprimoramento de habilidades e competências importantes para desenvolvimento humano e tecnológico, por meio de uma metodologia ativa alinhada à abordagem STEAM, que utiliza os conjuntos educacionais da LEGO® Education.

“O festival visa estimular a “coopetição” – que mistura competição com cooperação – e o trabalho em equipe. “O festival permite que os estudantes pratiquem seus conhecimentos de robótica de forma inovadora e com alto grau de aprendizado”, comenta.

Para o CEO, como parte do plano de desenvolvimento, os educadores também são envolvidos e participam de uma ampla certificação que os prepara para a vivência das aulas de robótica. O projeto também conta com orientadores educacionais, especialistas em robótica, que acompanham os professores e os estudantes ao longo do ano letivo.

“Ao adotar a temática “Missão Intergaláctica” o 1º Festival de Robótica permitirá ao estudante explorar a vastidão do espaço com ferramentas que promovam conhecimento de um futuro cada vez mais próximo”, finaliza Ivan.

Fonte: Rui Matos Seduc-MT