Líder dissidente das Farc Iván Márquez está morto

0
106

Iván Márquez, o conhecido líder de uma facção das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que voltou às armas após acordo de paz com o governo do país, morreu na Venezuela, informaram à Reuters, nessa quinta-feira (6), duas fontes familiarizadas com o assunto. 

Embora a maioria dos membros das Farc tenha se desmobilizado sob o acordo de 2016, que encerrou o papel da organização no conflito de quase 60 anos, dois grandes grupos o rejeitam e, segundo as forças de segurança, continuaram a participar de tráfico de drogas e da mineração ilegal.

“A informação fornecida pelo grupo é que ele morreu em um hospital em Caracas, onde recebeu atendimento médico por ferimentos graves sofridos durante ataque na Venezuela, no final de junho de 2022”, disse uma fonte próxima à Segunda Marquetalia (grupo ex-Farc que voltou a pegar em armas com cerca de 1.670 integrantes).

O ataque contra Márquez, cujo nome verdadeiro era Luciano Marín Arango, pode ter sido liderado por Iván Mordisco, líder de grupo dissidente rival das Farc, segundo fontes de segurança.

O ministro da Defesa da Colômbia, Iván Velásquez, disse a jornalistas que ainda não havia informações oficiais sobre a morte de Márquez.

O Ministério da Informação da Venezuela não respondeu imediatamente às perguntas enviadas pela Reuters.

Márquez foi um dos negociadores do acordo, mas o abandonou apenas dois anos depois, em 2018, após seu sobrinho ter sido preso e enviado para os Estados Unidos.

Mais tarde, Márquez emergiu como líder da chamada Segunda Marquetalia.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Fonte: Luis Jaime Acosta – Repórter da Reuters* – Bogotá
Crédito de imagem: