Saiba quem recebe no 3º lote de restituição do Imposto de Renda

0
72

Depois dos dois primeiros lotes de restituição do Imposto de Renda terem sido pagos exclusivamente para contribuintes que fazem parte dos grupos de prioridades, o 3º lote, que será disponibilizado em 31 de julho, vai contemplar quem entregou a declaração, mas que não tem nenhuma vantagem legal ou definida pela Receita Federal no recebimento do benefício.

A consulta ao terceiro lote deve ser liberada em 24 de julho, uma semana antes do pagamento. As informações de quantas pessoas serão contempladas ainda não foram reveladas pela Receita Federal.

A confirmação informada à reportagem pelo Fisco é de que no 3º lote serão contemplados:

  • contribuintes com prioridade legal que entregaram a declaração após 10 de junho ou que resolveram pendências de malha fina;
  • com prioridade Pix ou pré-preenchida que ainda não receberam os valores;
  •  sem prioridade.

Ordem de pagamentos

O pagamento de restituição segue a ordem dos seguintes grupos de prioridades: 

  • 1 – idosos com idade superior a 80 anos;
  • 2 – idosos acima de 60 anos;
  • 3 – pessoas com moléstia grave ou deficiência física ou mental;
  • 4 – professores;
  • 5 – quem optou por receber com chave Pix CPF ou utilizou a pré-preenchida;
  • 6 – os demais contribuintes.

Na prática, os grupos de 1 a 5 recebem os valores da restituição antes do grupo 6.

Segundo o Fisco, além da ordem dos grupos, o desempate dentro de cada um deles é a data da entrega do documento. Exemplo: se um contribuinte de 81 anos apresentou a declaração no dia 20 de maio e outro, de 100 anos, enviou no dia 25 de maio, como estão no mesmo grupo, o desempate será dado para quem entregou primeiro a declaração.

A partir do dia 10 de cada mês (não é uma data fixa) a Receita começa a gerar os lotes de restituição que serão pagos naquele lote — seguindo a ordem de prioridade e data de entrega.

“Na geração do primeiro lote, por exemplo, (iniciada perto de 10 de maio) pagamos todas as prioridades legais que haviam entregue declaração até essa data (grupo 1 a 4) e ainda sobrou recursos para 204 mil contribuintes que estavam no grupo 5”, explicou, por nota, a Receita Federal.

As regras para os demais lotes são iguais. “Começamos a gerar o segundo lote perto do dia 10 de junho.  A ordem será a mesma. Pegaremos primeiro os com prioridades legais (que provavelmente apresentaram a declaração após 10 de maio e não entraram no primeiro lote), depois os do grupo 5, por ordem de data de entrega”, diz a Receita.

Nesse sentido, no terceiro lote devem ser contemplados os contribuintes do grupo 5 que ainda não receberam e, naturalmente, os primeiros representantes do grupo 6.

Confira como foi a divisão dos dois lotes já pagos:

  • 1º lote: idosos e professores 

No primeiro lote foram contemplados 4,1 milhões de contribuintes, sendo 66% deles idosos, 25% professores, 4% pessoas com deficiência ou doença grave e apenas 5% pessoas que optaram pelo Pix ou pela pré-preenchida.

  • 2º lote: Pix e pré-preenchida 

No segundo lote, o grupo 5 representou a maioria dos contribuintes contemplados, além de contar com uma porcentagem remanescente dos outros grupos de prioridades, como idosos, professores e pessoas com deficiência ou moléstia grave. A Receita ainda não compartilhou a porcentagem por grupo.

Como saber se recebo no 3º lote?

Embora não haja uma indicação objetiva da Receita Federal que mostra para o contribuinte quando ele vai ser contemplado, há alguns sinais que ajudam o contribuinte a se organizar.

Saiba como o contribuinte pode confirmar se vai receber a restituição nesse segundo lote – a lógica é a mesma.

Recorde em 2023

Neste ano, a Receita Federal recebeu 41.151.515 de declarações de Imposto de Renda. O número representou um recorde consecutivo absoluto: em 2022, o volume de declarações recebidas foi de 36,3 milhões de documentos, o maior até então.

A expectativa do Fisco era receber algo entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações em 2023.

Calendário de Pagamentos

Os outros lotes de restituição serão pagos nos seguintes dias:

  • primeiro lote (31 de maio);
  • segundo lote (30 de junho);
  • terceiro lote (31 de julho);
  • quarto lote (31 de agosto);
  • e quinto e último lote (29 de setembro).

Por Infomoney