Agendamento para doação de sangue está disponível pelo site da Prefeitura

0
23

Com intuito de otimizar o agendamento para a campanha de doação de sangue, agora os interessados podem agendar o procedimento pela internet, o site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. Para a coleta deste sábado (12), são 80 vagas disponibilizadas, que devem ser preenchidas até a sexta-feira, dia 11. 

O agendamento já está disponível pelo site: agendamento.lucasdorioverde.mt.gov.br

As coletas serão realizadas no dia 12 de agosto, das 7h às 11h e das 13h às 17h, na unidade de saúde do Cerrado, localizado na rua Mangabeira, bairro Cerrado. É preciso apresentar documento original com foto na hora da doação.

Em caso de dúvidas, o contato com a equipe será via WhatsApp (65) 99229-2034.

Essa será a 5ª edição em 2023. Nos meses anteriores foram coletados 262 bolsas de sangue, sendo: 65 em janeiro, 69 em fevereiro e 57 em abril e 71 em junho.

 Pode doar sangue qualquer pessoa que atenda os critérios:

• Estar em boas condições de saúde (se tiver sintomas gripais, adie a doação);

• Ter entre 16 e 69 anos de idade, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, e os menores de 18 anos precisam de autorização dos pais;

• Peso mínimo de 50 kg;

• Estar descansado – ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;

• Estar alimentado – evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação;

• Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação;

• Quem já doou sangue precisa de um intervalo mínimo de três meses entre as doações para homens e quatro meses no caso de mulheres;

• Pessoas que já foram infectadas pela Covid-19 precisam esperar pelo menos 40 dias para doar sangue;

• Quem tomou vacina da gripe aplicada pelo SUS deve aguardar 7 dias para realizar a doação;

• Quem tomou vacina contra a Covid-19 (primeira, segunda ou terceira dose);

– Coronavac – esperar 48 horas para realizar a doação;

– AstraZeneca, Pfizer ou Janssen – esperar 7 dias para realizar a doação

– Confira aqui a lista completa de restrições que causam inaptidão à doação de sangue ANTES DE REALIZAR O AGENDAMENTO – www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8766/ 

A triagem clínica é realizada todas as vezes que o candidato comparecer para doar sangue, mesmo que ele tenha participado de edições anteriores.

A doação dura cerca de uma hora e não traz riscos à saúde do doador. A medula repõe o sangue retirado em até 2 meses nos homens e em 3 meses nas mulheres. 

Cada bolsa de sangue, com 400 ml, é capaz de salvar até duas vidas. Entre os beneficiados estão vítimas de acidentes, transplantados, portadores de câncer, pacientes com problemas de coagulação, com anemia e que fizeram cirurgia.

O que nos une é a solidariedade!

A campanha de doação de sangue é realizada pelo Grupo Corrente pela Vida, formado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, Câmara de Vereadores, Associação Luverdense de Imprensa, Agro Baggio, Fiagril, FS Bioenergia, Amazônia Máquinas, Sicredi, BRF, Lojas Maçônicas, Bioplanta, BDR, OAB, Guimarães Agrícola, Academia Olímpica, Laboratório Exame, Syngenta, Hospital São Lucas, em parceria com o Banco de Sangue de Sorriso.