Ceilândia-DF celebra 44 anos de história

0
221

Nesta sexta-feira, 25 de agosto de 2023, o Ceilândia Esporte Clube completa 44 anos de história, mas as raízes do clube decorrem de 1963 com o Dom Bosco Esporte Clube, fundado por dois moradores da Vila do IAPI, área nobre do Distrito Federal.

Até o fim da década de 70, o Dom Bosco ainda não havia sido profissionalizado, o que aconteceu apenas em 27 de março de 1978. No ano seguinte, a então administradora do clube, Maria de Lourdes Abadia, propôs a mudança para Ceilândia Esporte Clube, oficializada em 25 de agosto de 1979. Ela permanece até hoje junto ao Ceilândia, homenageada com o estádio Maria de Lourdes Abadia, conhecido como Abadião.

Ceilândia-DF disputou as oitavas de final da Série D em 2023

Ceilândia-DF disputou as oitavas de final da Série D em 2023
Créditos: Luiz Erbes/S.E.R. Caxias

O nome do clube tem origem em 1971, quando o governador do Distrito Federal à época, Hélio Prates da Silveira, criou a Companhia de Erradicação de Invasões (CEI), que tinha o objetivo de expulsar pessoas de menor poder aquisitivo de regiões nobres da cidade. Elas foram realocadas para uma área mais afastada, batizada de CEI-lândia.

A primeira partida oficial do Ceilândia foi em 18 de novembro de 1979, diante do Brasília. O Gato Preto, como é conhecido pelos torcedores, foi derrotado por 2 a 1 para o time da capital federal. O atacante Risadinha marcou o primeiro gol oficial do clube.

Primeiro escalação da história do Ceilândia

Primeiro escalação da história do Ceilândia
Créditos: Divulgação/Ceilândia EC

Passados 44 anos de história, o Ceilândia levantou duas vezes a taça do Campeonato Brasiliense, em 2010 e 2012, além da Taça Mané Garrincha também em 2012.

Em 2023, a equipe disputou a Série D do Campeonato Brasileiro e alcançou as oitavas de final da competição, eliminada pelo Caxias-RS nos pênaltis. Para o ano que vem, o objetivo é voltar à Série C, de fora desde 2007. 

A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza o Ceilândia Esporte Clube pelos seus 44 anos de história.

 

Fonte: CBF
Crédito de imagem: Créditos: Staff Images Woman/CONMEBOL