Comparando os custos de abastecimento: Álcool ou Gasolina?

0
64

Para determinar qual combustível é mais econômico para abastecer seu carro, você pode seguir os seguintes passos:

  1. Considere o consumo médio do veículo: Verifique o consumo médio de seu carro, tanto com álcool quanto com gasolina. Essa informação geralmente está disponível no manual do proprietário ou pode ser encontrada online.
  2. Verifique os preços: Consulte os preços do litro de álcool e da gasolina nos postos de combustível próximos a você. Anote esses valores.
  3. Calcule o consumo em litros: Determine o consumo necessário para percorrer uma determinada distância, por exemplo, 100 km. Multiplique essa distância pelo consumo médio do veículo para ambos os combustíveis, obtendo assim o consumo em litros para cada um.
  4. Calcule o custo total: Multiplique o consumo em litros pelo preço do litro do combustível correspondente, calculando assim o custo para percorrer a distância desejada com álcool e gasolina.
  5. Compare os custos: Compare os valores obtidos para o custo total em cada caso. Se o custo para percorrer a distância desejada for menor utilizando álcool, então abastecer com álcool será mais econômico. Caso contrário, a gasolina será a opção mais vantajosa em termos de custo.

Lembre-se de que o preço dos combustíveis pode variar e o cálculo pode ser afetado pelo consumo específico do seu veículo. Faça essa análise periodicamente, pois os preços dos combustíveis podem mudar. Assim, você poderá tomar a melhor decisão econômica na hora de abastecer seu carro.