Municípios têm até 18 de agosto para se inscrever na 1ª edição do Prêmio Cidades Inovadoras – SECITEC

0
154
Os municípios de Mato Grosso têm até o dia 18 de agosto de 2023 para se inscrever na 1ª edição do Prêmio Cidades Inovadoras, do Governo de Mato Grosso. O prêmio é uma oportunidade para que os gestores possam ser reconhecidos e receber apoio para a manutenção e criação de práticas inteligentes e sustentáveis na administração pública municipal. As inscrições devem ser feitas aqui.

Conforme o edital, os gestores interessados podem concorrer em três categorias distintas, que variam de acordo com a população de cada município, de até 10 mil habitantes, de 10 a 20 mil acima de 20 mil.

Serão aceitos somente os projetos e ações desenvolvidos nos últimos 24 meses, considerando as ações em inovação na prestação de serviços, ambiente propício para negócios, além da qualidade de vida para a população.

A avaliação de cada município será estruturada de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Os vencedores receberão benefícios, como capacitação sobre inovação na gestão pública; consultoria de projetos para compor um Plano de Desenvolvimento Inteligente; imersão no Smart City Curitiba; além do acompanhamento regular de uma equipe multidisciplinar da Seciteci.

Segundo a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, da Seciteci, Lecticia Figueiredo, a prorrogação do prazo das inscrições visa alcançar cada vez mais municípios e faz com que este reconhecimento chegue a todo o Estado.

“Tendo em vista que essa será a 1ª edição da premiação é de grande importância comunicarmos este acontecimento para todos os cantos do Estado para que, assim, ainda haja tempo para que os nossos municípios possam participar. Desta forma, temos a perspectiva de cada vez mais cidades se inscreverem, mostrando suas iniciativas voltadas para a sustentabilidade, inovação e transformações digitais”, destaca Lecticia.

Para o  coordenador do Parque Tecnológico, Rogério Nunes, além de se tratar de uma iniciativa inédita no Estado, o prêmio incentiva e fortalece as ações municipais que impactam diretamente no dia a dia do cidadão mato-grossense.

“Desmistificar o conceito de inovação e evidenciar práticas já implementadas são os grandes objetivos do Prêmio Cidades Inovadoras. Queremos tornar estas práticas cada vez mais evidentes nos municípios mato-grossenses e fortalecer o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação estadual e municipall”, disse o coordenador.

Sobre as inscrições

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelos gestores municipais. Para concluir a inscrição, é necessário preencher as informações do cadastro no formulário disponibilizado no site da Seciteci e enviar toda documentação necessária. Dúvidas podem ser tiradas por meio do e-mail: [email protected]. Já para acessar o edital completo, clique aqui.

Fonte: Marcos Salesse Seciteci-MT