Palmeiras: 109 anos de muita tradição e glórias

0
117

A Sociedade Esportiva Palmeiras, clube recordista em títulos do Brasileiro, 11 ao todo, completa neste sábado, 26 de agosto, 109 anos de uma história rica e repleta de glórias no futebol nacional e internacional. Sob a alcunha de Palestra Itália, o clube nasceu com o objetivo de representar todos os imigrantes italianos que viviam no Brasil.

Antes mesmo de entrar em campo pela primeira vez, a equipe paulista correu o risco de encerrar suas atividades pela falta de jogadores que se viram obrigados a servir o exército italiano durante a Primeira Guerra Mundial.

Passadas as dificuldades, a estreia se deu no dia 24 de janeiro de 1915, em Sorocaba, e terminou com vitória: 2 a 0 sobre o Savoia, outro time de colônia italiana.

Time do Palmeiras entra em campo com a bandeira do Brasil em setembro de 1942

Time do Palmeiras entra em campo com a bandeira do Brasil em setembro de 1942
Créditos: Divulgação/Palmeiras

A mudança de nome ocorreu em 1942 por causa de um decreto do então presidente Getúlio Vargas que proibia a qualquer entidade o uso de nomes relacionados aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) envolvidos na Segunda Guerra Mundial.

A primeira participação do Palmeiras em um torneio oficial foi em 1916, quando o time disputou o Campeonato Paulista. Em 1920, veio o primeiro título do Estadual. De lá pra cá, foram ao todo 25 taças do Paulistão, duas da Série B do Campeonato Brasileiro, quatro da Copa do Brasil e 11 da Série A – número que o projeta como o maior vencedor da competição.

“Parabéns ao Palmeiras por mais um ano de sua gloriosa história no futebol brasileiro. Felicito toda diretoria e torcedores pela bela trajetória de títulos e por ter revelado uma série de ídolos ao esporte nacional”, disse o Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Presidente Ednaldo Rodrigues participa da entrega da taça do Brasileirão Série A para o Palmeiras no Allianz Parque.

Primeira mulher presidente do Palmeiras, Leila Pereira foi campeã do Campeonato Brasileiro de 2022
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

O Palmeiras também tem uma coleção de títulos internacionais, com destaque para as três Libertadores conquistadas em 1999, 2020 e 2021. Sob a administração de Leila Pereira, a primeira mulher presidente da agremiação, a equipe se destaca novamente em 2023 e segue em busca de mais um caneco no torneio sul-americano.

O clube também desponta no futebol feminino, modalidade que o Palmeiras passou a abrigar em 1997. Desde então, já ganhou dois campeonatos paulistas, em 2001 e 2022. Chegou a duas semifinais da elite do Brasileirão, em 2020 e 2022, e foi vice-campeão em 2021. No cenário internacional, as Palestrinas são as atuais campeãs da Libertadores, título consolidado com uma vitória de 4 a 1 sobre o Boca Juniors.

Palmeiras é campeão da CONMEBOL Libertadores

Palmeiras é campeão da CONMEBOL Libertadores
Créditos: Staff Images Woman/CONMEBOL

A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza o Palmeiras pelos seus 109 anos de história.

Confira abaixo os títulos do Palmeiras no Campeonato Brasileiro:

Taça Brasil – 1960*

O Palmeiras conquistou seu primeiro título brasileiro na segunda edição da Taça Brasil, em 1960. Na decisão, o Alviverde enfrentou o Fortaleza e venceu as duas partidas. Numa delas, ganhou por 3 a 1. Na outra, no Pacaembu, diante de 40 mil pessoas, aplicou goleada histórica: 8 a 2.

Time do Palmeiras campeão brasileiro de 1960

Time do Palmeiras campeão brasileiro de 1960
Créditos: Divulgação/Palmeiras

Torneio Roberto Gomes Pedrosa – 1967*

Djalma Santos, Baldocchi, Dudu, Ademir da Guia, César Maluco… Não são poucos os ídolos do Palmeiras que fizeram parte da Primeira Academia. O Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1967 marcou o primeiro título daquela equipe, que se deu após vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, no Pacaembu, com dois gols de César, artilheiro do campeonato.

Taça Brasil – 1967*

O segundo título da Taça Brasil veio sete anos depois. Como campeão paulista, o Palmeiras ganhou o direito de entrar numa fase mais avançada da competição. O torneio, que marcaria a consolidação da primeira Academia, foi decidido com o Náutico, em três jogos. A decisão foi disputada no Maracanã.

Torneio Roberto Gomes Pedrosa – 1969*

O Robertão de 1969 é considerado o último capítulo glorioso da Primeira Academia de Futebol. Com a extinção da Taça Brasil, o Roberto Gomes Pedrosa foi o único torneio nacional daquele ano. O Palmeiras acabou campeão depois de um quadrangular final com Botafogo, Corinthians e Cruzeiro. O título foi consolidado com uma vitória por 3 a 1 sobre o Botafogo na última rodada. Essa conquista também é lembrada como o lançamento de alguns ícones da Segunda Academia, como Leão e Luís Pereira.

Campeonato Brasileiro – 1972

A Academia mudou algumas peças, mas manteve o seu futebol encantador. Ainda comandado por Ademir da Guia e Dudu, o time ganhou os reforços de Luís Pereira, Eurico, Edu Bala, Nei, entre outros. Alguns deles já estavam no time na Primeira Academia, mas só se firmaram com o passar do tempo. Na final, o Palmeiras empatou com o Botafogo de Jairzinho por 0 a 0 e, graças à melhor campanha, garantiu seu quinto título nacional.

Dudu e Ademir da Guia, grandes expoentes dos títulos do Palmeiras nos anos 60 e 70

Dudu e Ademir da Guia, grandes expoentes dos títulos do Palmeiras nos anos 60 e 70
Créditos: Divulgação/Palmeiras

Campeonato Brasileiro – 1973

Com uma defesa forte, destaque na competição e que sofreu somente 13 gols em 40 partidas, o Palmeiras chegou ao sexto título brasileiro. O título foi garantido com um empate sem gols contra o São Paulo, no Morumbi.

Campeonato Brasileiro – 1993

Depois da Academia de Futebol, o Palmeiras amargurou duas décadas sem um título brasileiro. O fim do jejum veio em 1993, com jogadores do quilate de Edmundo, Evair, Roberto Carlos e Zinho. Sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o time perdeu apenas dois de seus 22 jogos no Brasileirão, conquistando o sétimo título. No jogo decisivo, derrotou o Vitória por 2 a 0.

Marcos é um dos grandes goleiros da história do Palmeiras e ganhou um busto em sua homenagem

Marcos é um dos grandes goleiros da história do Palmeiras e ganhou um busto em sua homenagem
Créditos: Divulgação/Palmeiras

Campeonato Brasileiro – 1994

Vinte e um anos após o bicampeonato da Segunda Academia, o Palmeiras repetiu a façanha. Mantendo a base do ano anterior, o Alviverde conquistou o seu oitavo título brasileiro em 1994. Dessa vez, porém, com um gosto especial. Derrotou na final o Corinthians, que também tinha um time muito forte.

Campeonato Brasileiro – 2016

A torcida do Palmeiras esperava ansiosa pelo fim do maior jejum de títulos brasileiros da história do clube, e ele veio em 2016, com uma campanha consistente e muito eficiente, garantindo o nono campeonato brasileiro do clube. A conquista foi a primeira do Palmeiras na era dos pontos, alcançada com uma rodada de antecedência, com a vitória contra a Chapecoense, no Allianz Parque.

Palmeiras campeão da Série A  2016

Palmeiras campeão da Série A 2016
Créditos: Ricardo Stuckert/CBF

Campeonato Brasileiro – 2018

O Palmeiras chegou ao décimo título de campeão brasileiro com uma campanha quase impecável. A equipe comandada por Luiz Felipe Scolari levantou o troféu com uma rodada de antecedência e com 22 jogos de invencibilidade ao derrotar o Vasco, por 1 a 0, em São Januário.

Palmeiras - Campeonato Brasileiro de 2018

Palmeiras – Campeonato Brasileiro de 2018
Créditos: Sociedade Esportiva Palmeiras

Campeonato Brasileiro – 2022

Com uma campanha bem superior à de seus rivais, o Palmeiras conseguiu seu 11º título do Brasileiro com quatro rodadas de antecedência em 2022. Sob o comando do técnico português Abel Ferreira, o time contava com vários jogadores de ponta, como Weverton, Gustavo Gómez, Marcos Rocha, Piquerez, Murilo, Dudu, Rony, Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga, entre outros.

*Títulos reconhecidos pela CBF como os de Campeonato Brasileiro

Presidente Ednaldo Rodrigues participa da entrega da taça do Brasileirão Série A 2022 para o Palmeiras no Allianz Parque

Palmeiras foi campeão brasileiro de 2022 com 81 pontos
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

 

Confira aqui os títulos do Palmeiras na Copa do Brasil

Copa do Brasil – 1998

Depois de perder no Mineirão para o Cruzeiro por 1 a 0, o Palmeiras ficou com o título ao superar a equipe mineira por 2 a 0, no Morumbi. O jogo já encaminhava para o final com o placar de 1 a 0 para o Palmeiras, o que levaria a decisão para os pênaltis. Mas Oseas, num chute sem ângulo, aos 44 minutos do segundo tempo, definiu a conquista palmeirense.

Palmeiras, campeão Copa do Brasil 1998

Palmeiras, campeão Copa do Brasil 1998
Créditos: Divulgação/Site oficial do Palmeiras

Copa do Brasil – 2012

O Palmeiras foi campeão invicto da Copa do Brasil de 2012, com oito vitórias e três empates. Dirigido por Luiz Felipe Scolari, o time foi à final com o Coritiba. Venceu o primeiro jogo por 2 a 0, na Arena Barueri, com gols de Valdívia e Thiago Heleno, e garantiu o título com um empate por 1 a 1 na capital paranaense, com gol de Betinho para a equipe paulista.

Heróis da Copa do Brasil - Marcos Assunção, do Palmeiras - 2012

Heróis da Copa do Brasil – Marcos Assunção, do Palmeiras – 2012
Créditos: Cesar Greco/SE Palmeiras

 

Copa do Brasil – 2015

Assim como no seu primeiro título da competição, o Palmeiras saiu em desvantagem na decisão da Copa do Brasil de 2015. Perdeu para o Santos por 1 a 0 na Vila Belmiro. No segundo confronto, venceu por 2 a 1, já no Allianz Parque, com dois gols de Dudu. O resultado levou a disputa para os pênaltis (4 a 3). O time contava também com o talento do atacante Gabriel Jesus.

Palmeiras Campeão da Copa do Brasil 2015

Palmeiras Campeão da Copa do Brasil 2015
Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

 

Copa do Brasil – 2020

A final da Copa do Brasil de 2020, realizada em fevereiro e março de 2021, se deu em duas partidas com portões fechados entre Palmeiras e Grêmio, em razão da pandemia de covid-19. No primeiro jogo, na Arena do Grêmio, o Palmeiras venceu por 1 a 0, com gol de Gustavo Gómez. Depois, no Allianz Parque, Wesley e Gabriel Menino fizeram os gols da vitória alviverde por 2 a 0. O time já era treinado por Abel Ferreira.

Palmeiras também conquistou a Copa do Brasil de 2020

Palmeiras também conquistou a Copa do Brasil de 2020
Créditos: Marcello Zambrana / AGIF

 

 

 

 

 

 

Fonte: CBF
Crédito de imagem: Créditos: Divulgação/Palmeiras