Prefeitura abre inscrições para 3ª Conferência Municipal de Cultura

0
76

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde convida a população para participar da 3ª Conferência Municipal de Cultura. O evento é gratuito, aberto também para os produtores culturais da região e será realizado no dia 30 de agosto, das 14h às 20h, no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal.

Com o objetivo de promover o debate de políticas públicas para o desenvolvimento da cultura luverdense, serão tratados no encontro os seguintes eixos:

1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
2 – Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social;
3 – Identidade, Patrimônio e Memória;
4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

Para participar, os interessados devem se inscrever gratuitamente, através do link: https://forms.gle/myaw6iqPeWvnUbf98 . 

A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, ressalta a importância da participação da sociedade civil no evento. “A conferência será mais uma oportunidade para os produtores culturais trocarem experiências com os convidados e participantes de outras cidades, além de nos ajudar também na formulação de propostas e melhorias para a cultura”.

Saiba mais sobre as conferências

As conferências municipais deverão ser realizadas até 17 de setembro de 2023, conforme a Portaria nº 45, de 14 de julho de 2023, do Ministério da Cultura. As propostas formuladas nelas serão encaminhadas para a 5ª Conferência Estadual de Cultura, que ocorre nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2023, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

O evento terá a participação de gestores públicos e delegados eleitos nas conferências municipais. O objetivo é realizar amplo debate com a sociedade mato-grossense sobre as políticas do setor, visando o fortalecimento da democracia e garantia dos direitos culturais previstos na Constituição Federal.

Após a Conferência Estadual, acontecerá a 4ª Conferência Nacional de Cultura, de 4 a 8 de dezembro de 2023, em Brasília. Na ocasião, será elaborado um novo Plano Nacional de Cultura e adesão dos municípios e estados ao Sistema Nacional de Cultura.