Saúde realizará a I Jornada Municipal de Aleitamento Materno em alusão mês Agosto Dourado

0
99

O mês de agosto é dedicado ao Aleitamento Materno. Pensando nisso, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, realizará a I Jornada Municipal de Aleitamento Materno, com o objetivo de atualizar e capacitar os profissionais da rede de saúde para oferecer ainda mais qualidade no serviço desenvolvido dentro das unidades de saúde, para a população. 

As qualificações contarão com palestras de nutricionista, assistente social, fonoaudiólogo, odontólogo e enfermeira.

A Jornada será dividida em duas etapas. A primeira com capacitações com objetivos propostos pelo Ministério de Saúde referente ao ano de 2023, voltada aos médicos, enfermeiros, odontólogos e Agentes Comunitários de Saúde. A segunda etapa será com todas as equipes de Estratégias de Saúde da Família (ESF), que em seguida organizarão suas ações seguindo as atualizações realizadas durante a I Jornada. 

Após a qualificação, que ocorrerá nos dias 03,04 e 08 de agosto, as equipes deverão trabalhar o tema com suas pacientes (gestantes, puérperas, genitoras de lactentes e crianças até 8 meses), cônjuges e familiares, durante todo o mês de agosto. Este ano a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2023 terá como tema central os pais que trabalham, com o slogan “Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães e pais que trabalham”.

Dentre os objetivos listados para o mês do Agosto Dourado 2023, estão: informar as pessoas sobre as perspectivas dos pais trabalhadores com relação à amamentação e paternidade, fundamentar a licença remunerada e o suporte no local de trabalho com ferramentas importantes para facilitar a amamentação, envolver as pessoas e organizações para melhorar a colaboração e o apoio à amamentação no trabalho e, conscientizar sobre ações de melhoria das condições de trabalho e apoio relevante ao aleitamento materno.

Considerando a importância em capacitar multiplicadores em Aleitamento Materno com meta de fortalecimento das práticas diárias dos profissionais, a Educação Permanente em Saúde, vê como importante ofertar uma assistência com segurança e qualidade aos usuários, buscando otimizar recursos e fortalecer nossa rede de saúde.