SC – Cidades amanhecem com temperaturas negativas e geada; FOTOS

0
229

Conhecidas por serem as mais frias do Brasil e terem registro de neve ao longo do inverno, as cidades da Serra de Santa Catarina amanheceram com temperaturas negativas nesta segunda-feira (14) e formação de geada (veja as imagens).

Bom Jardim da Serra marcou -2,12ºC. Em São Joaquim, que fez 0,62ºC, a geada na região pintou a paisagem de branco. Em Urupema, reconhecida como a capital nacional do frio, a mínima chegou a -1,74ºC.

Conforme a Epagri, a orografia da região, de vale e montanhas, além da altitude e posição geográfica proporciona a região a maior incidência de neve. Em julho, Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urubici tiveram o registro do fenômeno.

Geada em São Joaquim, nesta segunda-feira (14) — Foto: Mycchel Legnaghi/Arquivo Pessoal

São Joaquim

Com uma população de 25.939 habitantes, segundo o Censo 2022, São Joaquim ocupa uma área de 1.892 km², a 1354 metros de altitude e faz divisa com Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema, Painel e Lages. A cidade é uma das que mais há registro de neve no Estado.

Atrações

As vinícolas estão entre as atrações mais numerosas em São Joaquim. O turista pode visitar nove delas.

Há também passeios a cavalo, trilhas, pescaria e a tradição do fogo de chão. É possível ter uma visão panorâmica da cidade na escadaria Belvedere. A Rota do Queijo Serrano tem cinco queijarias e fica na área rural do município.

Bom Jardim da Serra

Bom Jardim da Serra tem 4.026 habitantes, segundo o Censo 2022, e fica a uma altitude de 1.250 metros. O município tem 35 cachoeiras com pelo menos dez metros de altura, conforme a prefeitura. Possui 935 km² quilômetros de extensão. A cidade também registra neve durante o ano.

Atrações

Uma das atrações é o mirante da Serra do Rio do Rastro. No local, o turista encontra serviços de café e restaurante, produtos da região e artesanatos.

Outras atrações incluem turismo de aventura, fazendas, cachoeiras, passeios a cavalo e cânions.

Bom Jardim da Serra em manhã degalada — Foto: Sérgio Rodrigues/Arquivo Pessoal/Arquivo

Bom Jardim da Serra em manhã degalada — Foto: Sérgio Rodrigues/Arquivo Pessoal/Arquivo

Urupema

Urupema tem 2.656 habitantes, segundo o Censo 2022. A cidade fica a uma altitude de 1.425 metros. O município tem grande ocorrência de geada, cerca de 50 por ano, conforme a prefeitura. Possui 350 km² quilômetros de extensão.

Atrações

Uma das atrações de destaque de Urupema é a cascata que congela. É uma queda d’àgua de 13 metros, situada a 7 quilômetros do centro do município de Urupema, a 1580 metros de altitude. A cachoeira leva esse nome por congelar nos dias mais frios do inverno.

Flocos de neve caem em Urupema na noite em 2022 — Foto: Tiago Ghizoni/NSC/Arquivo

Flocos de neve caem em Urupema na noite em 2022 — Foto: Tiago Ghizoni/NSC/Arquivo

Urubici

Urubici tem 10.834 habitantes, segundo o Censo 2022. A cidade fica a uma altitude de 915 metros. Possui uma área de 1021 km². O ponto mais alto do município é o famoso Morro da Igreja, com 1.822 metros.

Atrações

A atração mais famosa de Urubici é a Pedra Furada, uma formação de pedra em forma de janela, com aproximadamente 30 metros de circunferência. Pode ser visualizada do alto Morro da Igreja, à direita de quem chega ao topo.

A região de Urubici, na Serra Catarinense, amanheceu com geada cobrindo vários pontos da cidade em 2021 — Foto: Marcelo Chello/Estadão Conteúdo/Arquivo

A região de Urubici, na Serra Catarinense, amanheceu com geada cobrindo vários pontos da cidade em 2021 — Foto: Marcelo Chello/Estadão Conteúdo/Arquivo

Por Caroline Borges, g1 SC