Seguro de carro fica mais barato; preço dos automóveis e menor demanda por veículos explicam

0
322
Foto: Divulgação

Seguro de carro é o tipo de seguro mais procurada pelos brasileiros. A boa notícia é que tem ficado mais barato garantir a proteção de um veículo. O Índice de Preços do Seguro Automóvel, indicador desenvolvido por empresa especializada no setor para acompanhar o preço do seguro de automóveis, mostra que o valor das apólices está em queda há 3 meses.

Apenas na passagem de junho para julho, a queda foi de 3,2%. Na comparação com os últimos 12 meses, o recuo é de 9,1%. A principal explicação para a queda é o recuo também observado nos preços dos veículos. De modo geral, os preços apresentaram uma queda de 5,1% no mês de julho, chegando ao valor médio de R$ 94,9 mil.

No sétimo mês do ano passado, o preço médio dos veículos no Brasil girava em torno de R$ 100 mil. Outros dois fatores também contribuíram para a redução dos preços, como o recuo dos  índices de roubo e furto e a demanda menor por veículos nos últimos meses.

Ainda de acordo com o indicador, homens pagaram, em julho, 12,5% a mais em seguros de automóveis do que mulheres. Isso porque, no entendimento das seguradoras, a chance de o cliente acionar o seguro, a chamada sinistralidade, é maior entre motoristas do sexo masculino.

O estado civil também interfere na hora da contratação. No mês passado, homens solteiros chegaram a pagar mais de 60% a mais do que mulheres casadas, por exemplo.