Sicredi Ouro Verde MT realiza Encontros Regionais do Programa A União faz a Vida

0
74

Um dos principais programas de responsabilidade social do Sicredi é o A União Faz a Vida (PUFV). Desenvolvido há 18 anos em Mato Grosso, ele tem como objetivo contribuir com as escolas na inovação nos modelos de educação, potencializando os princípios e valores da cooperação e da cidadania entre crianças e adolescentes. Neste mês, a cooperativa Sicredi Ouro Verde MT realiza Encontros Regionais do programa em Nova Mutum, no dia 8, e em Lucas do Rio Verde, no dia 10. A expectativa é que os eventos reúnam 1.200 professores e gestores da Educação, 600 profissionais por evento, vindos de 13 municípios de Mato Grosso.

“Durante os encontros queremos mostrar como o PUFV é um instrumento de transformação, proporcionando a valorização dos professores e suas realizações no programa, que oferece oportunidade para conhecimento e reflexão sobre temas importantes no desafio da educação. Realizaremos palestras sobre temas relevantes para a área, como a educação especial e a sustentabilidade no currículo escolar. Também teremos momentos de trocas de experiências entre os municípios presentes, com diálogos estruturados sobre boas práticas educacionais”, pontua a gerente de Cooperativismo e Sustentabilidade da cooperativa, Katiuscy Arantes.


Na programação do evento estão palestras como: PUFV como instrumento de transformação; Os objetivos sustentáveis da Organização das Nações Unidas nos projetos escolares: uma proposta de integração; Igualdade e equidade na inclusão; e Propósito: coração, mente e mãos. Além disso, haverá apresentações de assessores pedagógicos juntamente com professores que adotaram o programa nos municípios de Acorizal, Alto Paraguai, Jangada, Rosário Oeste, Nobres, Diamantino, Nova Mutum, São José do Rio Claro, Santa Rita do Trivelato, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Tapurah e Lucas do Rio Verde.

“Através do programa A União Faz a Vida tiramos do papel a nossa missão de construir juntos uma sociedade mais próspera. Acreditamos que através da educação é possível promover mudanças efetivas por um futuro promissor para todos. Através dos encontros, temos a expectativa de impactar cada vez mais educadores para que andemos juntos nesse propósito”, afirma o presidente da cooperativa Sicredi Ouro Verde MT, Eledir Techio.


Sobre o Programa

Desenvolvido em parceria com as secretarias municipais de educação, o programa (que tem 28 anos no Brasil) beneficia instituições de ensino públicas e particulares por meio de uma metodologia própria, valorizando os saberes obtidos fora e dentro da escola. Em 2022, o programa foi desenvolvido em 576 cidades brasileiras, com atendimento a 2.945 escolas e a participação de 42.738 educadores e 507.074 crianças e adolescentes. O número de projetos desenvolvidos chegou a 11.995.


Em Mato Grosso, o programa atendeu 60 cidades e contemplou 430 escolas. Envolveu 8.001 educadores e beneficiou aproximadamente 131,3 mil estudantes, com o desenvolvimento de mais de 3 mil projetos. Pela cooperativa Sicredi Ouro Verde MT, em 2022 foram atendidas 15 cidades do Estado, com atendimento a 193 escolas, participação de 4.739 educadores e mais de 71 mil crianças e adolescentes.

Sobre a cooperativa

A Sicredi Ouro Verde MT é uma das 105 cooperativas integrantes do Sistema Sicredi, com área de atuação em 15 municípios de Mato Grosso: Acorizal, Alto Paraguai, Cuiabá, Diamantino, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Jangada, Lucas do Rio Verde, Nobres, Nova Maringá, Nova Mutum, Rosário Oeste, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro e Tapurah. Possui mais de 137 mil associados, em 32 agências e uma equipe de mais de 650 colaboradores.

Fonte: Assessoria Sicredi