ASA-AL celebra 71 anos de história

0
128

A Agremiação Sportiva Arapiraquense, o ASA, completa nesta segunda-feira (25) 71 anos de história pelo futebol alagoano e brasileiro. Fundado em 25 de setembro de 1952, o surgimento do clube está em sintonia com o crescimento de Arapiraca.

Em um período de expansão das estradas de ferro pelo estado, uma das empresas construtoras iniciou as obras no município. Os empregados tinham no futebol o lazer do fim de semana, e os empregadores construíram um campo, a pedido dos funcionários. Dessa forma, eles formaram o time à época chamado de Ferroviário.

Com a conclusão das estradas, a equipe foi desfeita e, por consequência, a diversão dos moradores, interrompida. Para atender ao desejo popular, empresários e autoridades de Arapiraca decidiram pela criação da Associação Sportiva de Arapiraca. A mudança para Agremiação Sportiva Arapiraquense se deu em 1977.

ASA-AL

ASA e torcida têm um objetivo: o acesso à Série C
Créditos: Ascom ASA

Em 1953, ano seguinte à sua fundação, o Alvinegro alagoano conquistou seu primeiro campeonato estadual. Até o bicampeonato em 2000, passaram-se quase 50 anos e, ao todo, o ASA já levantou sete títulos da competição: 1953, 2000, 2001, 2003, 2005, 2009 e 2011. 

Em 2023, o time alcançou a segunda fase da Série D e chegou à final do Campeonato Alagoano. Em 2024, será comandado pelo treinador Leandro Sena, campeão da Série D de 2022 com o América-RN.

ASA-AL

Time alcançou a segunda fase da Série D e a final do Campeonato Alagoano
Créditos: Ascom ASA

O presidente do clube, Rogério Siqueira, explicou o planejamento da equipe para a próxima temporada e contou sua felicidade de comandar o ASA na busca pelo crescimento no cenário nacional.

“O ano de 2024 promete bastante. Começamos o planejamento com antecedência, já temos nosso técnico definido. É um cara muito capacitado, com muita experiência no futebol do Nordeste. Podem esperar um ASA muito forte para disputar a pré-Copa do Nordeste, Copa Alagoas, Campeonato Alagoano, Copa do Brasil e Série D”, disse. 

“É um orgulho estar à frente do clube nesse momento histórico. Não sou filho de Arapiraca, mas me radiquei aqui, minha mãe é daqui. Tudo o que eu tenho, eu devo a essa cidade. É um momento que nos dá mais força para lutar pelo clube, que vem reascendendo no cenário nacional e se readequando economicamente. Estamos trazendo de volta a dignidade do ASA

“Parabéns ao ASA de Arapiraca por mais um aniversário. O amor de seus fundadores, dirigentes e torcedores ao futebol colocou o ASA na história do nosso futebol. Vida longa ao clube e desejo muitas vitórias e conquistas aos seus torcedores”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza a Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) pelos 71 anos de história.

 

Fonte: CBF
Crédito de imagem: Créditos: Ascom ASA