Avançam os testes da vacina brasileira contra a Covid; imunizante deve estar disponível em 2025

0
99
© Reuters/Imago Imagens

Uma vacina totalmente brasileira contra a Covid já entrou em fase de testes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou o início da fase 2 do imunizante desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais. Chamada de SpiN-Tec, a vacina recebeu autorização para ser utilizada em testes em humanos em novembro do ano passado.

Numa primeira etapa foram avaliadas a segurança e a reatogenicidade, que são os efeitos adversos após a aplicação. Cada paciente recebeu dosagens diferentes. Participaram da pesquisa voluntários de 18 a 54 anos.

Depois, houve uma outra etapa com uma dosagem específica em pessoas de 55 a 85 anos. Agora, nesta fase 2, o imunizante contra a Covid será testado em voluntários de 18 a 85 anos e vai ser avaliada a imunogenicidade, que é a capacidade de gerar resposta imune.

O objetivo é que a SpiN-Tec seja aplicada em dose única com um reforço depois e um esquema vacinal completo com as vacinas monovalentes disponíveis ou com reforço da bivalente há pelo menos seis meses. Os pesquisadores ainda vão avaliar a resposta contra as subvariantes da ômicron. Depois da fase 2, a vacina segue para a terceira e última etapa do ensaio clínico. A expectativa é de que seja produzida e distribuída em 2025.