Botafogo-PB celebra 92 anos para orgulho de sua torcida

0
83

Um grupo de estudantes paraibanos costumava se reunir em João Pessoa no início dos anos 30 para jogar peladas. Eram apaixonados por futebol e aos poucos o convívio e as resenhas os levaram a tomar uma decisão que marcaria a história do esporte no Estado: criar um clube de futebol.

Foi assim que nasceu o Botafogo Futebol Clube em 28 de setembro de 1931 – orgulho da Paraíba e destaque no cenário nacional.

Nesta quinta (28), o clube celebra 92 anos com muitas histórias para contar. É o maior campeão do Estadual da Paraíba, com 31 títulos, o primeiro em 1936, e o único clube do Estado vencedor de uma divisão nacional – conquistou a Série D do Brasileirão em 2013.

Tradicional clube da Paraíba se aproxima de seu centenário

Tradicional clube da Paraíba se aproxima de seu centenário
Créditos: Arquivo / Botafogo-PB

O Belo, como é chamado por seus torcedores, atualmente disputa a Série C e avançou à segunda fase entre os oito melhores da competição. Já disputou 18 vezes a Copa do Brasil e esteve em sete oportunidades na elite do futebol brasileiro.

O Botafogo teve entre seus torcedores ilustres a figura de dona Sebastiana de Oliveira, mãe de um dos fundadores e primeiro presidente do clube, Beraldo de Oliveira. Ela cuidava do uniforme e material do time, ajudava nas despesas e ficava mais triste que os próprios jogadores quando a equipe perdia. Virou símbolo do Belo.

A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza o Botafogo Futebol Clube pelos 92 anos de história.

Fonte: CBF
Crédito de imagem: Créditos: André Jonsson/OFEC