Comissão eleitoral realiza cerimônia de lacração das urnas para escolha do Conselho Tutelar

0
108
Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão

Nesta quinta-feira (28), os presidentes das sessões e mesários que trabalharão nas eleições do Conselho Tutelar, participaram de uma capacitação, seguida do lacre das urnas para o próximo domingo (01), quando ocorre a votação em Lucas do Rio Verde e em todo o país.

Essa é mais uma etapa do processo para eleição dos conselheiros que atuarão de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que serão escolhidos através de voto. “É um momento de transparência, onde os mesários estão sendo instruídos com relação ao manuseio das urnas. Nós recebemos urnas novas, mais modernas, e hoje será a lacração dessas urnas. A gente esta dando transparência a este processo”, comentou a Secretária adjunta de Assistência Social e Habitação e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Débora Carneiro.

A expectativa é de que um bom número de eleitores luverdenses, procurem os locais de votação, disponíveis no site da Prefeitura https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-conteudo/?text=assistencia-social-e-habitacao&cod=conselho-tutelar-2023, tendo em vista a importância do órgão, que atua na defesa e proteção da criança. Os candidatos também podem ser conferidos neste mesmo link.

“Hoje temos 28 candidatos e somente 05 deles serão eleitos e ocuparão estes cargos. Mas os demais todos serão suplentes, essa é uma alteração que fizemos na lei e conseguimos melhorar”, disse Débora.

A justiça eleitoral de Mato Grosso está auxiliando no processo em todas as cidades onde ocorrem as eleições. “O Tribunal Regional Eleitoral terá uma participação importante no processo eleitoral, através do empréstimo das urnas. Para Lucas do Rio Verde, foram disponibilizadas 14 urnas que atenderão 14 sessões em 08 locais diferentes”, acrescentou o chefe de cartório, Lumiere Rech, que acompanhou a capacitação realizada no auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal.

A votação será das 08h às 17h sem interrupção para almoço. É necessário levar um documento de identificação com foto. 30