Criação de associação é discutida em 2ª etapa do Programa Municipal de Artesanato e Economia Criativa

0
69
Foto: Reprodução

Com o objetivo de transformar o grupo de artesãos do município em associação ou cooperativa, a Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde realizou, nesta segunda-feira (19), mais uma etapa do ciclo de formação técnica com os profissionais. 

O encontro aconteceu na sede do Sebrae e contou com a participação da advogada Graziela Lodi, que explicou sobre a parte jurídica, o que é uma associação, os benefícios e vantagens de ter uma associação, e do presidente do Sicredi Ouro Verde, Eledir Techio, que compartilhou mais sobre sua experiência na construção da cooperativa. 

“Estamos buscando a melhor forma do nosso artesanato se encaixar no projeto de inovação do município, como vamos apresentar o artesanato local nesse processo estruturante que está acontecendo em Lucas do Rio Verde como economia criativa”, explicou a supervisora técnica de Cultura, Christine Rigo.

Atualmente, a Casa do Artesão conta com 128 profissionais cadastrados, e funciona de quarta a domigo, na Praça da Liberdade, ao lado do Mercado do Produtor, no bairro Jardim das Palmeiras.

A terceira e última reunião acontecerá nos próximos dias, onde será decidido em voto popular, o que será constituído e entregue a comunidade até o fim do ano, consolidando o artesanato local voltado à economia criativa e fortalecendo o grupo de artesãos e essa arte como manifestação cultural.