Estação de Tratamento de Esgoto de Lucas do Rio Verde recebe visita técnica de alunos e professores do IFMT

0
52
Foto: Ascom Prefeitura / Andrew Aragão

A Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Norte de Lucas do Rio Verde recebeu, nesta terça-feira (05), a visita de professores e estudantes do curso de Biotecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso, campus LRV. No local, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto todas as etapas de funcionamento e os processos químicos necessários para o tratamento do esgoto.

A ação faz parte do acordo de concessão para projetos de pesquisa firmado entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde e a instituição de ensino, que tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de tratamento do lodo de esgoto através de compostagem e estabilização com a cal virgem para a elaboração de adubo orgânico produzido pela compostagem de lodo de esgoto obtido no tratamento de esgoto do Saae, visando trazer uma destinação mais adequada ao resíduo.

A professora e orientadora, Denise Cavalcante, reforçou que a visita foi de grande aprendizado para as alunas presentes, pois puderam entender melhor o conteúdo que é ensinado. “O objetivo foi mostrar uma estação de tratamento de esgoto como forma prática da aplicação do conceito que eles veem na sala de aula. Entender as necessidades do município, não só no tratamento de esgoto, mas também nos resíduos gerados na cidade, buscando encontrar soluções onde possa ser aplicada a biotecnologia para atender as demandas, solucionando o saneamento local”, afirma.

A visita foi acompanhada pelo técnico em química da autarquia, Cássio Rayol e pelo operador da ETE, Alexandre Daniel Dewes, cujas explicações e experiências foram atentamente recebidas pelos alunos e professores.