Grêmio comemora 120 anos de glórias

0
88

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense completa 120 anos de história nesta sexta-feira (15). Pentacampeão da Copa do Brasil, a equipe foi a emblemática campeã da primeira edição do campeonato, que aconteceu em 1989. Fundado no dia 15 de setembro 1903, sua história se mistura com a chegada do futebol ao Brasil 

A trajetória do Imortal começou com Cândido Dias da Silva. O paulista estava trabalhando há algum tempo em Porto Alegre e, no dia 7 de setembro de 1903, foi acompanhar uma exibição entre os times de Rio Grande, compostos por ingleses e alemães.

Cândido Dias da Silva

Cândido Dias da Silva
Créditos: Grêmiopédia

Com sua bola embaixo do braço, Cândido estava entre os curiosos acompanhando o evento. Até que, em certo momento, a bola da partida esvaziou-se e o paulista emprestou a sua, garantindo o final da demonstração. Em troca, recebeu uma “aula” dos jogadores, que ensinaram as primeiras lições sobre futebol e, através deles, ficou sabendo como agir para fundar um clube.

Pouco tempo depois, no dia 15 de setembro de 1903, trinta e dois homens, entre eles Cândido Dias da Silva, se reuniram e deram início à história do Grêmio. O primeiro presidente do clube foi Carlos Luiz Böhrer.

Grêmio celebra 120 anos de história

Grêmio celebra 120 anos de história
Créditos: Lucas Uebel/Grêmio

A primeira conquista do Tricolor Gaúcho aconteceu em 1905, quando foi campeão da Taça Vereinpreis. O clube tem uma quantidade expressiva de títulos do Campeonato Gaúcho, somando 42.

Um dos anos mais emblemáticos para o time foi 1983, quando Grêmio ergueu o troféu de campeão da Copa Libertadores da América, um dos campeonatos mais desejados pelos times Sul-Americano. Na sequência, o Imortal se consagrou campeão mundial com dois gols de Renato Gaúcho, atual técnico do clube, confirmando a vitória por 2 a 1 em cima do Hamburgo (ALE). A equipe conquistou o bi e o tricampeonato da Libertadores em 1995 e 2017, respectivamente.

Em território brasileiro, o Grêmio acumula sete títulos nacionais. Entre eles, os Campeonatos Brasileiros de 1981 e 1996 e as Copas do Brasil de 1989, 1994, 1997, 2001 e 2016.

Ídolos da Libertadores de 1983 entram em campo

Ídolos da Libertadores de 1983 entram em campo
Créditos: Lucas Uebel/Grêmio

A busca pela igualdade de gênero também teve eco no mundo do futebol. A partir de 2019, todos os clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro precisam ter um time feminino para se enquadrar no Licenciamento de Clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Grêmio já havia se antecipado e se tornou uma das primeiras equipes a atenderem a obrigatoriedade, já que reabriu seu departamento ainda em 2017.

As Gurias Gremistas retornaram para o Brasileirão Feminino A1 em 2019 e foram campeãs da Supercopa em 2022, mesmo ano em que conquistaram o tetracampeonato Gaúcho.

Gurias Gremistas

Gurias Gremistas
Créditos: Morgana Schuh/Grêmio FBPA

A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza o Grêmio pelos seus 120 anos de história.

Confira abaixo os títulos do Grêmio no Campeonato Brasileiro:

Campeonato Brasileiro – 1981

O primeiro título nacional do Grêmio foi conquistado em 1981 com uma excelente campanha. Foram 14 vitórias, 2 empates e 7 derrotas, 32 gols a favor e 21 contra. A final foi disputada contra o São Paulo, e o Tricolor Gaúcho foi campeão ao vencer por 3 a 1 no agregado (2 a 1 no primeiro jogo e 1 a 0 no segundo).

Grêmio foi campeão do Campeonato Brasileiro em 1981

Grêmio foi campeão do Campeonato Brasileiro em 1981
Créditos: Divulgação/Grêmio

Campeonato Brasileiro – 1996

O bicampeonato do Imortal foi conquistado em cima do Portuguesa (SP). Foi na 41ª edição do Campeonato Brasileiro que o Grêmio ergueu a taça novamente. Os gols que consagraram a equipe foram de Paulo Nunes e Aílton.

Grêmio foi campeão do Campeonato Brasileiro de 1996

Grêmio foi campeão do Campeonato Brasileiro de 1996
Créditos: Divulgação/Grêmio

Confira aqui os títulos do Grêmio na Copa do Brasil:

Copa do Brasil – 1989

Esta foi a primeira edição da Copa do Brasil. No mata-mata, o Grêmio conquistou o título de forma invicta. A equipe foi derrubando seus adversários um a um, e conquistou algumas vitórias históricas sobre seus oponentes, como o placar de 6 a 1 sobre o Flamengo. Na grande final, que aconteceu no dia 2 de setembro de 1989, a equipe empatou (0 a 0) com o Sport na partida de ida. No jogo de volta, superaram o adversário por 2 a 1, premiando os mais de 60 mil torcedores presentes.

Grêmio campeão da Copa do Brasil 1989

Grêmio campeão da Copa do Brasil 1989
Créditos: Flickr oficial do Grêmio

Copa do Brasil – 1994

Neste ano o Imortal teve uma incrível campanha com seis vitórias e quatro empates. Mesmo tendo pela frente adversários de tradição como Vasco, Corinthians e Vitória, a equipe teve o saldo de treze gols a favor e apenas três contra. A segunda Copa do Brasil do Grêmio foi conquistada em cima do Ceará. Mais uma vez o Tricolor foi campeão de forma invicta. Na primeira partida da final, empatou com os cearenses por 0 a 0. Na segunda venceu por 1 a 0, confirmando o título.

Grêmio campeão da Copa do Brasil 1994

Grêmio campeão da Copa do Brasil 1994
Créditos: Flickr oficial do Grêmio

Copa do Brasil – 1997

A final da Copa do Brasil de 1997 foi decidida entre Grêmio e Flamengo. Na decisão, tanto o jogo de ida quanto o de volta terminaram empatados (0 a 0 e 2 a 2 respectivamente). Como o Tricolor marcou mais vezes fora de casa, foi corado com o tricampeonato. Na época, o clube foi o primeiro a conquistar o título da competição três vezes.

Grêmio, campeão Copa do Brasil 1997

Grêmio, campeão Copa do Brasil 1997
Créditos: Divulgação/José Doval/Agência RBS

Copa do Brasil – 2001

Ao contrário das conquistas anteriores, o quatro título do Tricolor na Copa do Brasil não foi conquistado de forma invicta. Para chegar à final com o Corinthians, a equipe eliminou sucessivamente Vila Nova-GO, Santa Cruz-PE, Fluminense-RJ, São Paulo-SP, Coritiba-PR. O tetra do Grêmio veio em uma final com oito gols no agregado. O primeiro jogo contra o Timão terminou 2 a 2. Já na finalíssima, o Imortal correu atrás e venceu por 3 a 1.

Elenco campeão da Copa do Brasil 2001

Elenco campeão da Copa do Brasil 2001
Créditos: Grêmio Oficial

Copa do Brasil – 2016

O Tricolor Gaúcho se tornou pentacampeão de uma forma um pouco diferente. A equipe saiu do Mineirão, em Belo Horizonte (MG), com uma vitória de 3 a 1 em cima do Atlético-MG. No jogo de volta, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS), as equipes ficaram no 1 a 1, mas com o placar agregado (4 a 2) o Imortal se tornou campeão pela quinta vez.

Grêmio campeão da Copa do Brasil 2016

Grêmio campeão da Copa do Brasil 2016
Créditos: Rodrigo Rodrigues / CBF

Fonte: CBF
Crédito de imagem: Créditos: Grêmiopédia