Lucas do Rio Verde participa do EduMotivação 2023 em Sinop

0
97
Foto: Ascom Prefeitura/Reprodução

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, representada pelo prefeito Miguel Vaz e secretária de Educação, Elaine Lovatel, marcou presença na segunda etapa do EduMotivação 2023, realizada nesta quarta-feira (20), em Sinop.

O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com objetivo de motivar, estimular e promover as práticas necessárias para o engajamento, colaboração e integração entre os profissionais da Rede Estadual de Ensino.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o evento é um complemento motivacional que será levado pelos profissionais para dentro da sala de aula. “Esse ano a gente retorna com o tema, movimento SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), que tem como foco preparar os nossos professores para a prova que vai acontecer em outubro e novembro. É possível preparar a nossa rede para auxiliar e incentivar o aluno sobre os conteúdos que vão ser cobrados dentro desta avaliação e nada melhor que fazer isso dentro da sala de aula”, explica.

Alan Porto ainda reforça que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), é uma prova aplicada pelo Ministério da Educação, que mede o nível de aprendizado dos estudantes. Essa avaliação é o principal indicador do país, e o estado de Mato Grosso tem como meta, estar nos três próximos anos entre as 10 melhores educações do Brasil e ao final, que é em 2032, estar entre as cinco educações melhores do país.

O prefeito Miguel Vaz, destacou as metas do estado de Mato Grosso para a educação e a importância, de engajar os profissionais e gestores municipais. “Analisando as metas do país, nós teremos um grande trabalho, e isso requer um grande esforço do governo do estado para motivar, criar esse programa na educação. São várias etapas, direções, programações que contemplam esse grande avanço na educação do estado do Mato Grosso e a contrapartida também os nossos municípios”, acrescentou.

Para a secretária Elaine Lovatel, que também é representante da regional Centro Norte, da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (UNDIME), essa parceria entre os municípios e o governo do estado é muito válida. “É muito valioso esses momentos aonde traz para um único espaço todos os servidores da rede estadual. É o momento além de descontração, mas também de encontro e deles conversarem, se auto motivarem e também de agradecimento a todo o trabalho que é realizado nas unidades escolares”, finalizou.