Números demonstram crescimento de Lucas do Rio Verde

0
74

Um levantamento realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Lucas do Rio Verde – ACILVE – revela números que impactam positivamente no crescimento do município no primeiro semestre de 2023.

Nova Suíça Brasileira: humoristas destacam potencialidades de Lucas do Rio Verde e outras cidades de MT
Até o fechamento do mês de julho desse ano, o município contava com 11.489 empresas instituídas, incluindo micro empreenderes individuais. Um crescimento de aproximadamente 13% de janeiro a julho. Entre os anos de 2021 a 2022, houve um crescimento de 21% em relação às empresas instaladas.

Entre no grupo do CenárioMT no WhatsApp e receba notícias em Tempo Real (CLIQUE AQUI)

Essas empresas são responsáveis por gerar 30 mil empregos formais. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED – apontam que Lucas do Rio Verde gerou nos primeiros seis meses desse ano 1.667 novos empregos.

Se comparar Lucas do Rio Verde a outras cidades com população acima dos 80 mil habitantes, o município ocupa o 2º lugar em geração de empregos no estado de Mato Grosso. Primavera do Leste lidera o ranking com 1.918 empregos gerados no mesmo período.

Outro dado que comprova a evolução de Lucas do Rio Verde é em relação ao crescimento do número de veículos emplacados. De janeiro a julho a frota cresceu 18%, passando de 55 mil veículos em 2022 para 64.945 emplacados neste ano.

Desse total, 1.317 (2,87%) veículos são de fabricação de 2023:

AUTOMÓVEIS – 19.334

MOTOCICLETAS – 14.019

MOTONETAS (Biz e similares) – 9.361

CAMINHONETE – 7.656

SEMIREBOQUE – 4.384

CAMINHÃO – 2.664

CAMINHÃO TRATOR – 2.408

Neste cenário otimista de desenvolvimento, a Acilve tem a missão de amparar, atender aos interesses empresariais, representando-os, prestando serviços de qualidade e influenciando as decisões políticas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de Lucas do Rio Verde.

“Os números de Lucas do Rio Verde sempre surpreendem em todos os sentidos. Por exemplo, tivemos um crescimento de 13% em relação a novas empresas. São números de grande importância para nós que moramos em Lucas do Rio Verde, ou seja, para o comércio, para as pessoas que trabalham nessas empresas. São dados que nos alegram muito, e enquanto representantes da Associação Comercial estamos festejando esses números”, descreveu o presidente da Acilve, o empresário Vilson Kirst.

CRESCIMENTO POPULACIONAL
Lucas do Rio Verde mantém crescimento populacional em um ritmo aproximado de 5.21% ao ano em relação aos demais municípios do país. De acordo com o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – divulgado em junho de 2023, a população luverdense é de 83.798 habitantes.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE – registrou, neste primeiro semestre do ano, 455 novas ligações de água e 162 novas ligações de esgoto. Atualmente, Lucas do Rio Verde tem 27.135 unidades consumidoras ativas.

“Importante destacar que, sempre nós da Acilve somos procurados por empresários de outros municípios e até mesmo de outros estados, para saber se determinado seguimento se enquadra ao nosso município. Com o crescimento populacional que se destaca a cada ano, dificilmente vamos ter empresas que se instalam aqui e terão dificuldade em se manter no nosso município. Os números mostram que Lucas do Rio Verde é uma cidade boa para investir”, conclui Kirst.

Fonte: Assessoria Acilve