Operação integrada combate dois incêndios no Pantanal com aviões e helicóptero

0
1068

Incêndios na região são monitorados remotamente com satélites de alta tecnologia.

Quarenta bombeiros, brigadistas e militares do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer) combatem dois incêndios no Pantanal, um no km 19 da Transpantaneira e outro em uma fazenda próxima ao Parque Estadual Encontro das Águas. Também são empregados nas ações de combate três aviões, um helicóptero, dois caminhões auto tanque, dois caminhões pipa, um caminhão auto bomba tanque florestal e dez caminhonetes.

Na Transpantaneira, duas equipes foram deslocadas para região na terça-feira (03.10), após a detecção do incêndio pelos satélites de alta tecnologia da Sala de Situação Central (SSC) do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá. Já nesta quinta-feira (05.10), foi feito um reforço com mais duas equipes e dois aviões do Grupo de Aviação Bombeiros Militar (GAVBM).

Segundo o comandante do BEA, tenente-coronel Marco Aires, a plataforma dos Bombeiros foi essencial para o deslocamento imediato das equipes.

“Assim que detectamos o incêndio da Transpantaneira na terça, acionamos inicialmente duas equipes para o local no mesmo dia, a fim de garantir resposta rápida contra o fogo. Essa eficiência só foi possível graças à nova plataforma que começamos a utilizar neste ano, capaz de gerar dados muito mais precisos e, consequentemente, uma resposta mais eficiente”, explica o comandante.

Já na fazenda, o incêndio é monitorado desde segunda-feira (02.10). Nesta quinta-feira, três equipes deram início ao combate indireto com a construção de aceiros para impedir o avanço da frente de incêndio.

“A região onde o incêndio está localizado é de difícil acesso por terra, então contamos com apoio de um avião do CIOPAer na área para fazer o translado das equipes de uma fazenda vizinha para o local onde estão sendo construídos os aceiros”, afirma o comandante do BEA.

“Nas duas ocorrências, também tivemos apoio do CIOPAer com um helicóptero para sobrevoar a região e planejar as estratégias de combate que estão em andamento nesta quinta. Essa integração entre as forças de segurança tem sido fundamental para que possamos combater o incêndio”, completa o comandante.