Saae notifica moradores pelo descarte irregular de resíduos

0
301

Saae notifica moradores pelo descarte irregular de resíduos

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde está notificando os moradores pelo descarte irregular de resíduos, como materiais da construção civil, podas e entulhos. Nesta terça-feira (10), um morador da Rua Realeza, no bairro Centro, foi autuado pelo descarte incorreto no contentor laranjaque seria para receber o lixo úmido e no contentor azul que seria para receber o lixo reciclável,  ambos carregados com podas. Registros foram feitos e vizinhos realizaram a denúncia. 

De acordo com o coordenador de resíduos, Jailton Marques, a responsabilidade da remoção desses resíduos é do morador. “A população deve se conscientizar de que o Saae é responsável pela coleta seletiva de resíduos. Muitas vezes acabamos de fazer a coleta em um bairro e os moradores vão e descartam esse tipo de material no local”, conta o coordenador. 

A autarquia está realizando apenas a notificação, mas em caso de descumprimento da determinação, será emitida multa a partir de R$ 400,00. “Pedimos a colaboração da população para que, além de não fazer o descarte, nos ajude denunciando qualquer descarte irregular”, frisou Jailton Marques.

Para que a população consiga descartar outros materiais, além do lixo comum domiciliar, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, conta com o cronograma de Limpeza Urbana, que contempla todos os bairros da cidade, em dias da semana diferentes. 

Confira:

Cronograma de coleta de lixo comum residencial – contentores laranja e azul
Cronograma de limpeza urbana – deixar os materiais em frente à residência

Multa para descarte irregular:

Moradores que deixarem restos de construção e entulhos em calçadas ou calçamentos, de forma a impedir o acesso de pedestres, podem ser multados em 50 UFLs, conforme a Lei Complementar 103/2011.

Como denunciar?
Caso veja alguma irregularidade, denuncie por meio da Ouvidoria Municipal pelo telefone 0800 646 4004 ou na autarquia pelo (65) 3549-7700.