‘A senhora tá esperta’, diz falso atendente para repórter ao tentar aplicar golpe do 0800

0
61

Profissão Repórter desta terça-feira (21) mostrou como quadrilhas estão cada vez mais diversificando golpes que causam prejuízo financeiro em suas vítimas. Em um deles, a polícia investigou uma quadrilha que possuía uma central telefônica falsa para tirar dinheiro das vítimas.

Os criminosos enviam mensagens de texto para as pessoas dizendo que uma compra foi aprovada no cartão dela e que é preciso entrar em contato com um número 0800 para contestar.

Golpe do 0800 — Foto: Reprodução/TV Globo

Golpe do 0800 — Foto: Reprodução/TV Globo

Em São Paulo, os repórteres Sara Pavani e Fernando Grolla retornaram para uma dessas centrais e o bandido atendeu como se fosse de uma central bancária legítima.

“Gerente de contas e cancelamentos, bom dia”, diz o homem do outro lado da linha.

Ao falar que sobre o aviso de compra aprovada, a repórter recebe a resposta do homem dizendo que será feito o reembolso. Para isso, no entanto, ele faz uma série de pedidos. Para que o “estorno” fosse concedido, a vítima teria que fazer um PIX.

“Verifica se o sistema te enviou um código”, diz o golpista.

Por WhatsApp, que usa o logo do banco, é enviado um link e um código. O golpista então, orienta a vítima a fazer uma transação pelo modo “copia e cola”. Segundo ele, a operação é necessária para “mostrar à vítima o nome do golpista que fez a compra indevida”. No entanto, é neste momento que o golpe real acontece.

O homem pede para a repórter agendar um PIX com o saldo da conta. “Está parecendo pra mim que estou pagando R$ 5 mil para Lucas da Silva de Oliveira Lima”, diz a repórter ao golpista.

Quando pode aparecer uma desconfiança por parte da vítima, ele desconversa e diz que vai passar as informações para a Polícia Civil e Federal. Em um determinado momento, o golpista desconfiou dos números aleatórios que a reportagem passou dos valores na conta e desligou.

“A senhora tá esperta, senhora. A senhora tá esperta”, fala o homem antes de desligar.

‘A senhora tá esperta’, diz falso atendente para repórter ao tentar aplicar golpe do 0800 — Foto: Reprodução/TV Globo

‘A senhora tá esperta’, diz falso atendente para repórter ao tentar aplicar golpe do 0800 — Foto: Reprodução/TV Globo

Fonte G1