Aeróbicos, alimentação e abdominais: especialista dá dicas para afinar a cintura

0
512

Para quem está a fim de conquistar uma cintura mais fina para o verão que se aproxima, vale saber que é possível – só que afinar a cintura pressupõe comprometer-se com um combo de ações.

De acordo com a educadora física e nutricionista Verônica Martinelli, três medidas são essenciais: adotar uma alimentação saudável, praticar exercícios focados na queima de gordura e trabalhar a musculatura – do abdômen e de outras regiões do corpo.

— Para afinar a cintura é preciso diminuir a quantidade de gordura que fica acumulada na região abdominal. Só que o corpo humano não consegue eliminar gordura somente de uma região específica; portanto, afinar a cintura inclui um processo de emagrecimento onde o corpo, de forma geral, vai diminuir a gordura. Esse objetivo é alcançado através de uma alimentação saudável, boa hidratação e a prática de exercícios — afirma Verônica.

Prestar atenção à alimentação

A alimentação é quem tem o papel mais importante no processo da busca pela redução de medidas na cintura já que, como referido pela nutricionista, não é possível perder gordura de forma localizada e, portanto, para perder gordura no abdômen é necessário um emagrecimento geral.

De acordo com Verônica, para emagrecer a pessoa precisa consumir menos calorias do que o seu corpo gasta, e esse controle da ingestão de calorias é feito por meio da alimentação. Também é necessário manter-se hidratado.

— É importante não consumir alimentos como fast food, doces, bebidas açucaradas, refrigerantes, sucos e principalmente bebidas alcoólicas, que são alimentos bastante calóricos e que contribuem para uma grande retenção de líquido. Se o indivíduo ingerir mais calorias do que o seu corpo está gastando, ele não vai ter o resultado que deseja. É importante também evitar alimentos ricos em gorduras, frituras e salgados industrializados – recomenda.

Fazer exercícios com alta queima de calorias

Os exercícios que contribuem para a perda de medidas na cintura são os que ajudam a acelerar o metabolismo e que têm uma maior queima de calorias. Alguns exemplos são a corrida, a caminhada de alta intensidade, o spinning e os circuitos funcionais.

— A dica é sempre procurar exercícios de alta intensidade, por exemplo, a corrida, que pode ser na rua ou na esteira. Se a pessoa não consegue correr por muito tempo, o ideal é que corra na esteira, que dará o ritmo para acompanhar. A aula de bike que é oferecida em algumas academias também é uma atividade de alta intensidade excelente para queima de gordura — detalha a profissional.

Exercitar o abdômen, mas não somente ele

O treino de força que é feito tanto na musculação quanto em práticas como o crossfit é importante para manter a musculatura do abdômen firme e com menos aspecto de flacidez, caso haja perda de gordura no processo.

Os exercícios abdominais são indispensáveis e podem ser feitos em aparelhos da academia específicos para esse fim ou executando séries sobre um colchonete.

— O ideal é fazer as repetições segurando algum peso, de modo a trabalhar com bastante carga. A região abdominal precisa ser trabalhada igual às outras musculaturas, como a das pernas e dos braços — afirma Verônica.

Ficar na posição de prancha durante três minutos por dia também é uma excelente forma de trabalhar os músculos abdominais e de melhorar a definição da região, segundo a personal trainer.

O ideal é ir mudando de posição a cada 30 segundos, seja mantendo os braços esticados (com as palmas das mãos apoiadas no chão) ou ficando de lado, apoiando o antebraço no chão e alternando entre o lado direito e esquerdo. Outra estratégia é fazer exercícios para fortalecer o peitoral e engrossar as pernas – como flexões de braços e agachamentos –, o que ajuda a cintura a parecer mais fina.

— Para afinar a cintura é preciso trabalhar principalmente a região abdominal, sim. Mas a depender da genética, algumas pessoas vão ter mais dificuldade do que outras para afinar a cintura, e nesses casos é importante trabalhar musculaturas como a das costas, ombros e glúteos, já que aumentando o volume dessas regiões, a cintura vai aparentar estar mais fina — revela.

Foco no verão

Não é o ideal, mas para quem está em busca de um resultado rápido, para entrar no verão com a cintura desejada, Verônica aconselha uma mudança imediata de dieta alimentar, caso o indivíduo ainda não tenha uma alimentação saudável, além de incluir com frequência as atividades físicas durante a semana. Confira as dicas:

  • Buscar uma alimentação com bastante consumo de alimentos in natura, pouco calóricos e com pouca gordura, como cereais, frutas, verduras, legumes.
  • Deixar de lado alimentos industrializados e fast food, os quais geralmente são ricos em açúcares e gorduras.
  • Apostar nas melhores fontes de proteína animal, que são os ovos e as carnes brancas como peixe, frango e peru. Vale combiná-las com saladas temperadas com um pouco de azeite, vinagre e limão.
  • Consumir bastante água por dia. O cálculo é cerca de 30ml a 35ml por quilo de peso do indivíduo.
  • Praticar exercícios físicos pelo menos cinco vezes na semana.

Por GZH faz parte do The Trust Project