Brasileiros são autorizados a deixar a Faixa de Gaza

0
129

Grupo com 34 pessoas espera, há semanas, autorização de Israel para deixar o território palestino.

O grupo de brasileiros  e familiares que aguardam, há semanas, autorização para deixar a Faixa de Gaza foram avisados, nesta quinta-feira, 9, de que poderão deixar o território palestino. As informações são da CNN Brasil.    

A expectativa é que uma nova lista com o nome dos civis autorizados para deixar o território palestino seja divulgada no final desta noite. Ao todo, 34 pessoas integram o grupo, sendo 24 brasileiros e 10 familiares próximos de origem palestina. Eles aguardavam o aval para deixar o território palestino pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito.

O governo brasileiro já teria sido avisado da autorização. Membros da embaixada do Brasil no Egito já estariam se deslocando do Cairo até Rafah.  

Ansiedade e frustração
O grupo de brasileiros já ficou de fora de seis listas de civis autorizados a deixar o território. A demora teria provocado atrito entre o Itamaraty e o governo israelense.

Os enviados do Brasil, que atuam nas negociações para a saída dos civis, enfatizaram que o governo brasileiro foi uma das primeiras nações a entregar uma lista dos que estavam em Gaza precisando de repatriação. Além disso, há um avião parado há semanas no Egito, esperando para resgatar o grupo.  

A negociação pelo resgate do grupo envolve o chanceler Mauro Vieira e o assessor especial Celso Amorim, além do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Por Terra.com.br

 Foto: Said Khatib/AFP