Golpes Online: Brasil em Alerta em 2023

0
65

Golpes Diversificados Aterrorizando Brasileiros

No ano de 2023, golpes online deixaram os brasileiros assustados. Fatos como a falsa central telefônica do “0800”, link falso do programa Desenrola Brasil e esquema de bloqueio do pagamento por aproximação ascenderam um sinal de alerta. As quadrilhas estão diversificando suas “iscas”, provocando danos financeiros significativos nas vítimas. No Brasil, a quantidade e a criatividade desses golpes são surpreendentes, comentou Marina Ciavatta, especialista em segurança da informação.

O Golpe da Falsa Central Telefônica ‘0800’

Um dos golpes significantes de 2023 envolvia uma falsa central telefônica “0800”. Neste, golpistas, se passando por funcionários bancários, alegavam que a conta do cliente fora invadida e, caso não reconhecesse os débitos, deveria entrar em contato com a central.

A intenção era que o cliente acreditasse na invasão e, posteriormente, clicasse num link ou baixasse um aplicativo fornecendo, assim, acesso à conta ao criminoso.

Em uma variante deste golpe, o fraudulento enviava um SMS indicando uma suposta compra de alto valor no cartão de crédito. A mensagem trazia um número “0800”, persuadindo a vítima a ligar em busca de reembolso. Porém, ela era induzida a realizar procedimentos que terminavam numa transferência via PIX para os criminosos.

Danilo Carvalho, delegado, salienta que os bancos não agem desta forma e que, em caso de dúvida, o consumidor deve procurar seu gerente bancário.

O Golpe do Desvio do PIX

Este golpe roubava dinheiro de vítimas que realizavam compras online e optavam pelo pagamento via PIX. Este esquema, que utilizava um vírus chamado GoPIX, iniciava-se em anúncios maliciosos no Google. Os criminosos compravam espaços no buscador para divulgar versões com erros ortográficos de termos populares como “WhatsApp Web” e “Correios”.

Quando a pessoa clicava no anúncio, seu computador era infectado com o GoPIX. Este vírus passava a espionar a vítima e detectar quando ela fazia uma compra online e selecionava o pagamento via PIX.

Golpe do Programa Desenrola Brasil

Em julho, o programa “Desenrola”, do governo federal para renegociação de dívidas, foi alvo de criminosos. Um chatbot malicioso prometia descontos de 99% nas dívidas e fingia consultar dados para verificar a elegibilidade da pessoa para o programa.

Site Falso de Ingressos para Shows

Em junho, foi descoberto um site falso que vendia ingressos para o show da Taylor Swift no Brasil.

Bloqueio de Pagamentos por Aproximação

Nesse esquema de golpe, criminosos criaram variações de um programa que infecta computadores conectados a máquinas de cartão, visando o bloqueio de pagamentos por aproximação. É necessário alertar para o cuidado com pedidos de download suspeitos.