Lula diz que povo pobre banca energia barata para empresariado e quer solução

0
131

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou veementemente nesta sexta-feira (22) o cenário atual da energia no Brasil. Lula apontou que a energia barata, vista como vantagem por parte do empresariado, está sendo custeada pela população pobre. Em sua fala, Lula convocou o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) para encontrar uma solução urgente para esse problema.

Para Lula, é inaceitável que a busca pela competitividade internacional resulte na cobrança injusta da energia barata sobre as costas do povo pobre. Ele afirmou: “Essa energia barata não pode ser paga pelo povo pobre, não pode ser paga pelo povo. Então, estamos em um processo de discussão e eu quero envolver toda a sociedade.” Essas declarações foram proferidas durante o evento do Natal dos Catadores, Catadoras e População em Situação de Rua, sediado no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Além disso, o presidente revelou que já entrou em contato com o ministro Alexandre Silveira e convocou uma reunião do Conselho Nacional de Política Energética para abordar essa questão urgente. O ministro tem um compromisso agendado com o presidente nesta sexta à tarde.

Lula ainda destacou a disparidade do mercado de energia brasileiro, descrevendo-o como “estúpido”. Segundo ele, “o povo pobre está pagando quase três vezes mais que o povo rico”. Esta afirmação se baseia no fato de que empresários que operam no mercado livre de energia pagam R$ 260 por megawatt, enquanto a população paga R$ 679 por megawatt.