Checagem dupla: como a Apple quer dificultar a vida do ladrão de iPhone

0
75

A Apple Reforça a Segurança do iPhone Contra Roubo

Resumo

A Apple anunciou novos recursos de segurança para dificultar a vida de quem roubar um iPhone. A versão de testes do iOS 17.3 traz um recurso opcional de proteção para dispositivo roubado, que incluirá uma série de dificuldades para quem tentar realizar determinadas ações.

Recurso de Proteção para Dispositivo Roubado

Proteção para dispositivo roubado é a tradução literal do recurso anunciado na versão de testes do iOS 17.3. Trata-se de um recurso que, quando ativado, incluirá uma série de dificuldades, tais como:

Dificuldades Adicionais

  • Trocar o AppleID (login conectado a todo dispositivo da Apple)
  • Mudar o FaceID ou TouchID
  • Desativar a proteção para dispositivo roubado

Funcionamento do Recurso

A funcionalidade exige o uso de biometria (rosto via FaceID ou toque do dedo via TouchID) antes de realizar configurações importantes por duas vezes no espaço, se o telefone estiver num local desconhecido. Após a primeira tentativa, o sistema exigirá uma nova autenticação com rosto ou toque do dedo após uma hora para efetivar a configuração, o que é chamado de secure delay (atraso de segurança, em tradução livre).

Recursos como acessar senhas, apagar todas as configurações e desativar o modo perdido passarão a exigir biometria, quando a proteção para dispositivo roubado estiver ativada.

Essa iniciativa visa dificultar a vida do ladrão, uma vez que sem esse novo recurso, bastava o criminoso pedir a senha do telefone para conseguir acesso à maioria das funcionalidades.