IPTU e Alvará 2024 de Nova Mutum terão prazos e descontos especiais

0
70

Gilmar Alves | Tiago Franz
Nova Mutum-MT

A Prefeitura de Nova Mutum informou nesta sexta-feira (19) que o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e o Alvará de Localização e Funcionamento para o ano de 2024 já estão disponíveis para pagamento. A Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento (Sefin) programou três datas para o vencimento do imposto, com prazos e descontos especiais para os contribuintes. O Município espera arrecadar com o IPTU 2024 mais que a arrecadação do ano passado, que foi de R$ 19 milhões.

O IPTU de Nova Mutum pode ser pago de duas maneiras: em cota única ou parcelado. A cota única terá três vencimentos, cada um com um desconto diferente: o primeiro vencimento será no dia 08/02, com um desconto de 20%. Já o segundo vencimento será no dia 08/03, com um desconto de 18%, e o terceiro no dia 08/04, com um desconto de 15%.

Alternativamente, o IPTU pode ser parcelado em até 6 vezes, com um desconto de 12%. Nesse caso, o vencimento da primeira parcela será no dia 08/04.

Alvará

Os estabelecimentos comerciais, empresariais e industriais têm a opção de obter um desconto de 20% sobre o total do Alvará, caso estejam em dia com suas obrigações anteriores e optem pelo pagamento até o dia 30 de janeiro. A autorização poderá ser parcelada em 3 vezes, com vencimento da primeira parcela para o final do mês de janeiro.

A Prefeitura ressalta a importância do Alvará para o funcionamento regular dos estabelecimentos na economia local e reforça seu compromisso em aplicar os recursos advindos da arrecadação de impostos em prol do desenvolvimento da cidade.

Os recursos arrecadados por meio do IPTU e Alvará, assim como a maioria dos impostos, taxas e contribuições, são aplicados de acordo com a legislação. “Esses recursos garantem obras estruturantes que impulsionam o desenvolvimento da economia local, gerando emprego e renda”, explicou a secretária de Finanças e Orçamento, Terezinha Arissava.

A emissão do IPTU e Alvará/2024 é totalmente online e pode ser obtida através do site oficial da Prefeitura de Nova Mutum pelo endereço www.novamutum.mt.gov.br ou pelo WhatsApp 65 3308-5400. Para mais informações ou esclarecimentos, os contribuintes podem buscar atendimento na Sefin, no Paço Municipal.