Neuralink, de Elon Musk, anuncia 1º implante de chip em cérebro humano

0
176

Avanços em Neurotecnologia: Implante Cerebral de Interface Humano-Máquina Realizado com Sucesso

A Neuralink, companhia liderada pelo empresário bilionário Elon Musk, fez um anúncio significativo em uma plataforma de mídia social, informando a realização bem-sucedida do primeiro implante de chip cerebral em um paciente humano. O feito histórico ocorreu no último domingo, 28 de janeiro, com detalhes divulgados na segunda-feira subsequente. Musk reportou que o paciente está em boa recuperação.

A tecnologia, que está na vanguarda das interfaces cérebro-computador (ICC), visa possibilitar que os indivíduos dirijam dispositivos eletrônicos, incluindo computadores e smartphones, exclusivamente por meio da cognição. Os resultados iniciais foram descritos como encorajadores no que diz respeito à detecção de atividade neuronal.

Imagem Ilustração

O foco inicial do projeto é nos indivíduos paralisados ou que perderam a capacidade de movimento. As palavras de Musk evocam a imagem do renomado físico Stephen Hawking, propondo uma realidade onde ele poderia ter se comunicado com maior rapidez do que as formas convencionais permitem.

Em maio de 2023, a FDA (Food and Drug Administration) deu luz verde para os testes com implantes cerebrais em seres humanos. Após essa aprovação, a Neuralink abriu um processo para a seleção de voluntários. A intitulação do primeiro produto lançado pela empresa foi “Telepathy”.

A equipe da Neuralink emprega um robô cirúrgico avançado para a inserção da ICC em uma área do cérebro associada à intenção motora.

Durante essa fase inicial, a empresa tem como objetivo avaliar meticulosamente a segurança tanto do implante quanto do robô cirúrgico. Entretanto, detalhes adicionais relativos à identidade do paciente e os específicos da operação não foram divulgados. Nos estágios iniciais de recrutamento, a Neuralink buscou voluntários entre pessoas com paralisia resultante de lesão na medula espinhal cervical ou portadores de esclerose lateral amiotrófica (ELA).