O Enem dos concursos terá edital publicado nesta quarta

0
85

Novo Edital de Concurso Público Nacional Unificado Publicado no Diário Oficial da União

Nesta quarta-feira (10), foi publicado no Diário Oficial da União o edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que visa selecionar 6.640 servidores para 21 órgãos públicos.

As inscrições para o concurso estão previstas para ocorrer entre os dias 19 de janeiro e 9 de fevereiro, com a realização da prova marcada para o dia 5 de maio.

Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o edital apresentará informações detalhadas sobre os blocos temáticos, conteúdos das provas, critérios de classificação e desclassificação, lista de espera, cadastro de reserva, validade do certame e composição das notas finais.

A secretária adjunta de Gestão de Pessoas, Regina Camargos, adiantou que o concurso adotará uma metodologia inovadora, com provas sendo aplicadas em 220 cidades de todo o país em parceria com o Cesgranrio, em um feito inédito que exigirá uma preparação igualmente inédita.

Dentre as inovações propostas, destaca-se a previsão de que uma inscrição possa valer para o processo seletivo de mais de um órgão, além da busca pela “igualdade de oportunidades de acesso” aos cargos públicos efetivos. Com o objetivo de democratizar o acesso a essas vagas, a ampliação do número de cidades para a realização das provas visa garantir a participação de candidatos de regiões metropolitanas.

No momento da inscrição, os candidatos deverão optar por um dos blocos das áreas de atuação governamental disponíveis e indicar cargo ou carreira por ordem de preferência, entre as vagas disponíveis no bloco escolhido. A primeira etapa do concurso unificado está planejada para ocorrer em um único dia, com uma prova objetiva comum a todos os candidatos, seguida de provas dissertativas e com conteúdos específicos, de acordo com cada bloco temático.

As áreas de atuação anunciadas incluem: administração e finanças; setores econômicos, infraestrutura e regulação; agricultura, meio ambiente e desenvolvimento agrário; educação, ciência, tecnologia e inovação; políticas sociais, justiça e saúde; trabalho e previdência; dados, tecnologia e informação pública, além do nível intermediário.