Passaporte brasileiro é o 17º mais poderoso do mundo e permite entrada sem visto em 173 países 

0
139

Para viajar pelo mundo precisa, além de dinheiro, de um bom passaporte.

O documento que identifica o viajante e registra entradas e saídas, vistos e autorizações pode fazer toda a diferença na hora em as autoridades de imigração de um país analisam as informações, dependendo de onde ele for emitido.

É que uns passaportes são mais poderosos do que outros e dão ao portador uma liberdade maior de viagem.

Na mais recente edição de um ranking elaborado anualmente por uma consultoria internacional, com base em dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo, seis países dividem o título de passaporte mais poderoso do mundo: os europeus França, Alemanha, Espanha e Itália, além de Japão e Cingapura

Com o passaporte dessas seis nacionalidades, é possível entrar em 194 países sem a necessidade de visto prévio – são considerados no levantamento, ao todo, 227 destinos

Depois, só um pouquinho atrás, estão os passaportes da Coreia do Sul, Finlândia e Suécia, que garantem passe livre a 193 nações, e Áustria, Dinamarca, Países Baixos e Irlanda, que permitem entrada sem visto em 192 países.

Já o passaporte brasileiro, que no ano passado ocupava a posição de número 20, subiu para a 17ª colocação no ranking deste ano, por permitir acesso a 173 países sem visto prévio.

Já na ponta de baixo do ranking, como cinco piores passaportes do mundo, estão o Afeganistão, a Síria, o Iraque, o Paquistão e o Iêmen. Com esses passaportes é possível entrar sem visto em menos de 40 países.